SEDE >> 99 anos de Emancipação Política do município de Rio Largo

Acidade_ comemoração dos 99 anos de Emancipação Política do município de Rio Largo, a 27 quilômetros de Maceió, será diferente este ano. A cidade foi fundanda em 10 de dezembro de 1830, quando ainda era uma vila e somente em 13 de julho de 1915 foi emancipada e tornou-se uma cidade.

As comemorações terão início nesta quinta-feira (17), com um grande culto em Ação de Graças na Igreja Assembleia de Deus Sede, liderada pelo Pr. Arnóbio Tavares. O prefeito Antônio Lins Filho juntamente com sua esposa e comissão se fará presente.

Conheça um pouco da história desta cidade:

A história de Rio Largo é, em seus primórdios, a mesma de Santa Luzia do Norte. A estrada de ferro, que não passava em Santa Luzia, fez com que fosse direcionado o desenvolvimento para o local, às margens da ferrovia, onde foram instaladas indústrias têxteis pertencentes à Companhia Alagoana de Fiação e Tecidos. O nome Rio Largo originou-se de um engenho de açúcar existente no local onde o rio Mundaú apresenta maior largura. No fim do século XIX foram fundadas duas unidades para a industrialização das fibras têxteis, em trechos de pequenos ncachoeiramentos do rio Mundaú, favoráveis àquele tipo de atividade fabril.

É válido ressaltar, também, nesse período, o surgimento da Usina Leão, que começou a moer em julho de 1894 e tornou-se, à época, uma das maiores do setor em toda a América Latina. A vila de Rio Largo foi criada por decreto de 10 de dezembro de 1830. O desenvolvimento do pólo industrial acarretou, em 13 de julho de 1915, a elevação à categoria de cidade, através da lei 696. Apesar de sua origem recente, Rio Largo deu a Alagoas filhos ilustres como Arnon de Mello e Luiz de Souza Cavalcante, ambos ex-governadores do Estado.

As festividades em Rio Largo são muito concorridas, destacando-se o tradicional carnaval, com desfile de blocos; as festas juninas, com forró ao ar livre; a festa da Emancipação Política (13 de julho); a festa da padroeira Nossa Senhora da Conceição (08 a 13 de dezembro) e as festas natalinas, com a participação de folguedos populares como pastorilreisado e chegança. Os cartões postais da cidade podem ser vistos do Alto da Cachoeira (rio Mundaú) e na Av. Santos Dumont (vista parcial da cidade).

Fone: http://www.wikialagoas.al.org.br/index.php/Rio_Largo

The following two tabs change content below.
Correspondente pela sede desde 2008. Formada em comunicação social com habilitação em relações-públicas. Estudante de jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas. Voluntária no Centro de Assistência Social de Rio Largo - Casadril.