Jesus Cristo, a Verdadeira Páscoa

páscoa 1Para nós cristão, Cristo é a Páscoa e no próximo domingo, 05 de Abril, celebra-se a Páscoa. Foi Cristo Jesus que morreu e ressuscitou, concebendo a nossa libertação do pecado e dando-nos uma nova vida Nele. A páscoa é uma das principais datas do calendário judaico e cristão.

leia abaixo as felicitações do nosso pastor, Arnóbio Tavares

 

A paz do Senhor para todos, 

Está escrito em 1 Coríntios 5.7:

“Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós.”

Esta expressão de Paulo movida pelo Espírito Santo foi direcionada aos irmãos de igreja que estava ali em Coríntios devido à impureza que fora encontrada dentro daquela igreja. Mesmo sendo a única neotestamentária portadora dos nove dons do Espirito Santo. Baseando-se nisso,Jesus  trouxe a lume o verdadeiro sentido da páscoa, ou seja, ele fez lembrar aqueles irmãos o real sentido do sacrifício expiatório do calvário, pois Jesus ainda não havia passado pela cruz, contudo era do conhecimento dos irmãos os sacrifício feito na velha aliança através dos sacerdotes ensinado por Deus e através de Moises.

Ainda na palavra, ele disse o seguinte: “Alimpais-vos, pois do fermento velho…”, isso nos faz lembrar que quando Deus estabeleceu a páscoa o povo estava na escravidão do Egito e certamente aquele povo precisava sair daquela situação, contudo eles estavam ali por conta do pecado e Deus mandou através de Moises, que eles sacrificassem o cordeiro, fizessem uma festa de despedida, então a páscoa para os judeus, representava a saída daquele povo do Egito e a libertação para uma nova vida, além do poder de Deus sobre a vida deles. Deus prometeu tira-los do Egito e leva-los para uma terra de manava leite e mel. Diante das promessas, Deus deu algumas determinações. A primeira determinação de Deus é que todas as famílias estivessem dentro de casa. Em segundo lugar, que nenhuma casa tivesse fermento e Jesus quando fez alusão ao fermento, ele estava se referindo as falsas doutrinas e falsos ensinamentos, aqueles ensinamentos que não tinha sentindo em relação ao que Deus estava tratando com o povo. Por isso, Deus pediu que tirassem todo o fermento eu houvesse dentro de casa, apontando para uma purificação familiar.

Outra determinação, foi que fosse um cordeio imolado fosse sacrificado e que o sangue do cordeio fosse colado nos umbrais das portas, aquilo apontava para a proteção de Deus sobre aquela família. A ultima determinação foi que o cordeiro fosse assado, simbolizando a queima de toda gordura (pecado).

 Portanto, para o povo, celebrar uma páscoa era uma festa de ações de graças e despedida, porque eles estavam por fé celebrando a despedida do Egito. E quando anjo da morte passou dizimando todos os primogênitos do Egito, somente os filhos de Israel escaparam, os seus primogênitos, porque eles estavam celebrando a festa da páscoa (passagem), o anjo da morte passava de lado.

Para os judeus, esta festa simbolizava a sua independência nacional e para os cristãos, significa celebrar a sua independência espiritual e para isto, Cristo tornou-se a nossa páscoa porque Ele foi o cordeiro imolado para substituir o homem que havia pecado.

Então amados, quando o sangue do Senhor Jesus foi derramado marcou e marca, o sinal nas nossas vidas de proteção por Deus. Estamos debaixo da proteção de Deus e certamente ainda no mundo, o anjo destruidor passa de largo sobre aqueles que têm esta marca. Lembre-sem, páscoa para nós tem um sentido de vida nova, de sair das trevas para a luz, estar sobre a proteção do eterno e todo poderoso, Por que Cristo Jesus foi o nosso sacrifício.

Quando Deus diz que alma que pecar, esta morrerá, e olha para o homem pecador, Ele contempla o sacrifício de Jesus, então este homem sai debaixo da ira de Deus e fica sobre a graça do Senhor Jesus, que para nós é gratificante.

Este é o motivo pelo qual celebramos a Santa Ceia do Senhor que tem o mesmo sentido que a páscoa para os judeus.

Que você possa celebrar a verdadeira páscoa, esta festa de gratidão a Deus, porque você não mais está sobre o julgo do mal, mas debaixo da proteção de Deus.

Que Deus em Cristo vos abençoe e uma Feliz Páscoa!

 Com carinho,

 Pastor Arnóbio Tavares LimaATL-3

 

 

 

The following two tabs change content below.
Correspondente pela sede desde 2008. Formada em comunicação social com habilitação em relações-públicas. Estudante de jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas. Voluntária no Centro de Assistência Social de Rio Largo - Casadril.