EBD | Classe Jovens e Adultos -Lição 04: A construção do templo enfrentou oposição
Fonte: Escola Bíblica Dominical – CPAD
ESBOÇO DA LIÇÃO
I – OS ALICERCES DO TEMPLO SÃO LANÇADOS
II – OS SAMARITANOS OPÕEM-SE À CONSTRUÇÃO DO TEMPLO
III – COMO SE EXPLICA A FALTA DE RESISTÊNCIA DOS JUDEUS
IV – A REAÇÃO DOS SAMARITANOS, QUANDO OS JUDEUS CESSARAM A OBRA
I – OS ALICERCES DO TEMPLO SÃO LANÇADOS
II – OS SAMARITANOS OPÕEM-SE À CONSTRUÇÃO DO TEMPLO
III – COMO SE EXPLICA A FALTA DE RESISTÊNCIA DOS JUDEUS
IV – A REAÇÃO DOS SAMARITANOS, QUANDO OS JUDEUS CESSARAM A OBRA
OBJETIVOS GERAL DA LIÇÃO
Mostrar que a nossa confiança em Deus nos faz vencer as resistências do Maligno.
Mostrar que a nossa confiança em Deus nos faz vencer as resistências do Maligno.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
I. Mostrar como se deu o lançamento dos alicerces do Templo;
II. Saber que os samaritanos se opuseram à construção do Templo;
III. Explicar a falta de resistência dos judeus;
I. Mostrar como se deu o lançamento dos alicerces do Templo;
II. Saber que os samaritanos se opuseram à construção do Templo;
III. Explicar a falta de resistência dos judeus;
IV. Discorrer a respeito da reação dos samaritanos quando os judeus cessaram a obra.
A lição desta semana menciona assuntos importantes como “os alicerces do Templo”, “a oposição dos inimigos”, “a falta de resistência dos judeus” e “a reação dos inimigos”.
Transpondo esses assuntos do Antigo Testamento, transcritos nos livros de Esdras e Neemias, para o tempo presente da Igreja de Cristo, podemos aprender alguns aspectos fundamentais de nossa condição como Igreja de Cristo, tanto comunitária como no individualmente.
O que nos motiva como Corpo de Cristo? Qual a nossa tarefa a ser executada? Que missão Deus nos confiou? Quais os desafios que enfrentaremos para cumprir essa tarefa?
O teólogo Byron D. Klaus contribui muito para expandir essa reflexão:
- A missão da Igreja é realmente uma continuação da missão divina da reconciliação. A missão de Deus sempre foi suscitar um povo para refletir a sua glória (inclusive seu caráter e sua presença). A revelação que Deus faz de si mesmo sempre envolve seus esforços para reconciliar a humanidade consigo mesmo. Jesus é o quadro mais nítido de Deus e de sua missão. Com a sua vida, morte e ressurreição, vemos vitoriosamente completados todos os fatores necessários para se redimir a humanidade e para se restaurar a comunhão com Deus. A declaração dessas boas-novas foi iniciada na proclamação e ministério de Jesus Cristo. O Pentecoste garante-nos que a missão de Cristo permanece intacta. 1
-
Melvin Hodges declarou que a missão da Igreja é facilitada por três aspectos inter-relacionados, sendo que cada um deles é igualmente importante, e que cada um deles é igualmente necessário para a eficácia dos outros dois. Primeiro, a Igreja é chamada a ministrar a Deus através da adoração. Segundo, é chamada a ministrar aos membros da própria Igreja. Os membros da Igreja devem exercer os dons e a koinõnia do Espírito num relacionamento de mútua edificação. Terceiro, a Igreja deve ministrar ao mundo, e proclamar as boas-novas do Evangelho de Jesus Cristo. Esses três aspectos inter-relacionados do ministério sempre devem ser vividos pela igreja local. Todos eles são necessários para a missão eficaz da igreja.
-
Assim, ao aplicar a lição desta semana, é muito positivo mostrar os três aspectos inter-relacionados declarados por Melvin Hodges que, teologicamente, constituem os alicerces do ministério da Igreja de Cristo em relação a Deus, a própria Igreja e ao Mundo:• O Ministério da Igreja em relação a Deus: a adoração. A Igreja é chamada a adorar a Deus em espírito e em verdade. Para nós pentecostais, os dons do Espírito Santo nos ajudam incomparavelmente na rotinização tão comum em nossa vida.• O Ministério da Igreja à própria Igreja: a comunhão e edificação da Igreja. Há um compromisso em Cristo de uns para com os outros diante de Deus na comunidade que se chama igreja. Um compromisso mútuo de edificação.• O Ministério da Igreja ao Mundo: Proclamação do Evangelho. Proclamar Cristo e sua oferta de salvação ao mundo não é uma opção, é uma missão primária.Levante essas questões em classe para o assunto da lição faça sentido aos alunos. Mostre que quando há uma consciência dos membros do Corpo de Cristo em relação a Deus, a si mesmo e ao mundo, nossas ações tendem a ser mais eficaz e assertiva.Boa aula!Marcelo Oliveira de Oliveira
Redator da Revista Lições Bíblicas Adultos
The following two tabs change content below.
Brunna Farias
Correspondente na Igreja Evangélica Assembleia de Deus Rio Largo - Sede desde 2013, Pedagoga, Psicopedagoga, Orientadora Pedagógica, Voluntária no Centro de Assistência Social da Assembleia de Deus em Rio Largo - Casadril.
Comentarista da CPAD, Lição Juniores em 2022
Posts mais recentes por Brunna Farias (Vê todos)
- SEDE | 60 anos do Coral Lírios dos Vales com Encontro de Corais - 3 de junho de 2023
- INFANTIL | Anuncia Culto Infantil com base nos livros de Ester e Rute. - 4 de março de 2023
- MISSÕES | tema de Março: de joelhos pelo Uruguai - 26 de fevereiro de 2023
- Homenagem ao Dia Interncional da Mulher - 4 de março de 2022
- EBD | Assembleia de Deus em Rio Largo tem comentaristas para o Novo Currículo da Escola Biblica em 2022.. - 3 de março de 2022