EBD | Classe Jovens e Adultos – Lição 08: As causas da desunião devem ser eliminadas

A união é uma força indispensável para a Igreja. É um testemunho diante do mundo e um estímulo para o crescimento da obra de Deus.A União Caracterizava os Judeus Libertos do Cativeiro

II – A União Entre os Judeus estava Ameaçada

III – Neemias Solucionou o Problema 1 – Qual era a ameaça? 2 – Como se explica esta grande injustiça? 1 – Neemias convocou um grande ajuntamento (Ne 5.8). 2 – Neemias fez uma proposta conciliadora. 3 – A proposta de Neemias foi acatada.

IV – A Paz Voltou a Reinar entre os Judeus

1 – Surgindo um problema entre os irmãos, deve logo ser tratado com muita diligência. 2 – Problemas relacionais devem ser tratados carinhosamente. 1 – Qual era a base desta união?

2 – Esta união entre os judeus simboliza a união que deve haver na Igreja de Deus (Gl 6.16).

3 – Esta união é uma verdadeira força.Veremos nesta lição um conflito que surgiu entre diferentes classes sociais, e como o problema foi solucionado.A União Caracterizava os Judeus Libertos do Cativeiro a. Todos eram do mesmo povo, e confessavam a sua fé no único Deus verdadeiro. O altar havia sido renovado, o Templo levantado, e o culto a Deus restaurado, conforme os ritos da lei.

1 – Qual era a base desta união? b. Todos haviam experimentado o despertamento que se havia iniciado pelo rei Ciro. Todos haviam cooperado ativamente para a restauração da cidade de Jerusalém.A União Caracterizava os Judeus Libertos do Cativeiro

2 – Esta união entre os judeus simboliza a união que deve haver na Igreja de Deus (Gl 6.16). tornando-os uma verdadeira “Família de Deus” (Ef 2.12-19). Todos na Igreja são aproximados uns dos outros, porque Cristo derrubou o muro da separação que havia entre gentios e judeus,A União Caracterizava os Judeus Libertos do Cativeiro

3 – Esta união entre os judeus simboliza a união que deve haver na Igreja de Deus (Gl 6.16). Esta união na Igreja não se baseia em nacionalidade, nível social ou cultural, mas todos são UM EM CRISTO (GI 3.28) No meio da Igreja opera o Espírito Santo, o qual faz com que todos se tornem um coração e uma alma (At 4.32).

I – A União Caracterizava os Judeus Libertos do Cativeiro 2 – Esta união entre os judeus simboliza a união que deve haver na Igreja de Deus (Gl 6.16). Consideremos algumas bênçãos decorrentes da união: a. Os crentes sentem apoio espiritual para a sua vida. b. Na igreja levamos as cargas uns dos outros (GI 6.2). c. A união nos faz fortes. d. Uma igreja que vive em união, tem um testemunho maravilhoso.

I – A União Caracterizava os Judeus Libertos do Cativeiro Esta união é também o segredo da vitória da Igreja. 3 – Esta união é uma verdadeira força. não se quebra tão depressa (Ec 4.12). Foi por causa da união que os judeus, numericamente inferiores aos seus inimigos, conseguiram construir o Templo, e também os muros da cidade.

 O mistério da Igreja de Cristo formada pela união entre judeus e gentios estivera em oculto desde a eternidade.

II – A União entre os Judeus estava Ameaçada 1 – Qual era a ameaça? Tratava-se de uma grande injustiça social. Muitos eram obrigados a tomar dinheiro emprestado, não só para seu sustento, como também para pagar o imposto do governo.

II – A União entre os Judeus estava Ameaçada 1 – Qual era a ameaça? Quando os mais pobres não conseguiam pagar os empréstimos … os irmãos mais ricos executavam as dívidas, tomando as casas, as terras, e até mesmo os filhos e as filhas dos devedores (Ne 5.1-5).

II – A União entre os Judeus estava Ameaçada 1 – Qual era a ameaça? Isto foi causa de grande clamor entre os Judeus. Este assunto chegou ao conhecimento de Neemias, o qual ficou muito enfadado (Ne 5.6).

II – A União entre os Judeus estava Ameaçada 2 – Como se explica esta grande injustiça? DUREZA dos ricos contra seus irmãos mais pobres Eles queriam ficar ainda mais ricos às custas da miséria de seus irmãos mais pobres os mais ricos pecavam contra seus irmãos mais pobres, não lhes dando o devido valor. FALTA DE AMOR dos mais ricos para com os mais pobres. ❶ ❷

A injustiça social era uma expressão da falta de amor dos mais ricos para com os mais pobres.

III – Neemias Solucionou o Problema 1 – Neemias convocou um grande ajuntamento “Vender-se-iam a nós? Então se calaram e não acharam o que responder” (Ne 5.8). Reuniu o povo e lembrou a todos que os irmãos mais pobres estavam sendo literalmente escravizados.

 III – Neemias Solucionou o Problema 2 – Neemias fez uma proposta conciliadora “Deixemos este ganho!” Restituí-lhes hoje!” (Ne 5.10,11). Neemias estava disposto a não receber os juros … [dando o exemplo]

IMPORTANTE Para ser um Líder Excelente Revista Betel 4 Trimestre 2018

III – Neemias Solucionou o Problema 3 – A proposta de Neemias foi acatada “Restituir-lho-emos, e nada procuraremos deles; faremos assim como dizes” (Ne 5.12). Neemias fez com que jurassem diante dos sacerdotes que assim fariam.

 A convocação de Neemias para a conciliação.

IV – A Paz Voltou a Reinar entre os Judeus 1 – Surgindo um problema entre os irmãos, deve logo ser tratado com muita diligência. Faz parte das atribuições do ministro manter a boa ordem na igreja. Ele deve enfrentar os problemas com humildade, imparcialidade, e com sabedoria de Deus.

IV – A Paz Voltou a Reinar entre os Judeus 2 – Problemas relacionais devem ser tratados carinhosamente. “Bem aventurados os pacificadores” (Mt 5.9). a. A desunião representa uma obra da carne (Gl 5.19,20). Estas coisas entristecem o Espírito Santo (Ef 4.30). b. A desunião destrói a comunhão e o amor entre os irmãos, “Quem ama a Deus, ame também a seu irmão” (1 Jo 4.21). c. Finalmente devemos cultivar nosso testemunho diante do mundo. A união entre os crentes é o selo da estabilidade espiritual e da paz na Igreja (Jo 17.4).

A paz foi mantida porque Neemias enfrentou os problemas com humildade, imparcialidade, e com sabedoria de Deus.

  1. O que caracterizava os judeus libertos do cativeiro? A união.
  2.  O que simbolizava a união entre os judeus que retornaram do cativeiro e Deus? A união que deve haver entre Jesus e a Igreja.
  3. O que estava ameaçando a união entre os judeus? A injustiça social.
  4.  O que representa a desunião? A desunião representa a obra da carne.
  5. Representa o selo da estabilidade espiritual e da paz na Igreja. De acordo com a lição, o que representa a união entre os crentes?
  6.  Deus Abençoe !

 

The following two tabs change content below.

Brunna Farias

Correspondente na Igreja Evangélica Assembleia de Deus Rio Largo - Sede desde 2013, Pedagoga, Psicopedagoga, Orientadora Pedagógica, Voluntária no Centro de Assistência Social da Assembleia de Deus em Rio Largo - Casadril. Comentarista da CPAD, Lição Juniores em 2022