Reconciliação marca reunião de liderança nacional das Assembleias de Deus

CPAD NEWSFonte: CPAD News/ Fotos: Thiago Bertulino

Líderes regionais da denominação se reuniram no RJ com a Mesa Diretora da Convenção Geral para tratar de eleições e da Declaração de Fé da AD no Brasil

Nos dias 6 e 7 de julho, em um auditório do Windsor Guanabara Hotel, no centro da cidade do Rio de Janeiro, a Mesa Diretora da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB), sob a presidência do pastor José Wellington Bezerra da Costa, se reuniu com os líderes e representantes de todas as Convenções regionais a ela filiadas para tratar de dois assuntos: esclarecimentos de dúvidas a respeito do novo modelo de votação aprovado na Assembleia Geral Extraordinária da CGADB realizada em São Paulo em janeiro deste ano e a apreciação da primeira versão da Declaração de Fé das Assembleias de Deus no Brasil. Entretanto, a reunião também foi marcada por um momento de reconciliação de alguns líderes com a Mesa Diretora da CGADB.

Declaração de Fé e eleições da CGADB

No primeiro dia, pela manhã, o tema em pauta foi a Declaração de Fé. A comissão especialmente formada para tratar do assunto, presidida pelo pastor Esequias Soares, líder da Comissão de Apologética da CGADB, apresentou a primeira versão da Declaração, que conta com 156 páginas. Cada líder presente recebeu um exemplar do documento, que traz, além de uma exposição detalhada do posicionamento bíblico doutrinário da denominação sobre questões fundamentais da fé cristã, os Cinco Credos Ecumênicos da história da Igreja, anexados ao final.

Ao final, os líderes presentes se comprometeram a ler com atenção toda a Declaração de Fépara eventualmente enviar sugestões que venham aperfeiçoar o texto apresentado. O texto final da Declaração será apresentado e submetido à aprovação dos convencionais na Assembleia Geral Ordinária da CGADB no ano que vem.

Ainda no primeiro dia, na parte da tarde, o tema tratado foi o novo modelo de votação aprovado em janeiro deste ano no último conclave da entidade, realizado em São Paulo. A votação será online. Todas as dúvidas foram esclarecidas. A eleição ocorrerá em abril do ano que vem, poucos dias antes da próxima Assembleia Geral Ordinária da CGADB, marcada para o mesmo mês. Mais detalhes sobre o novo modelo de eleição no suplemento especial da edição de agosto do jornal Mensageiro da Paz, cujo conteúdo foi produzido pela Comissão Eleitoral da CGADB, e na entrevista do pastor Antônio Carlos Lorenzetti, presidente da referida Comissão, a qual pode ser lida também na referida edição do jornal.

Reconciliação

No último dia, os pastores Samuel Câmara, líder da Assembleia de Deus em Belém do Pará; Jônatas Câmara, líder da Convenção da AD no Amazonas (Ceadam); e Ivan Pereira Bastos, líder da Convenção Fraternal das ADs no Espírito Santo (Confrateres), que mantinham processos contra a CGADB e o seu presidente, pastor José Wellington, procuraram a Mesa Diretora e se apresentaram no encontro da liderança nacional da AD reunida no Rio de Janeiro para pedirem perdão pessoalmente por atos e medidas tomadas contra a instituição e o seu presidente, e proporem um acordo: os três ministros renunciariam a todas as ações que mantinham até então contra a CGADB e o seu presidente, enquanto estes, por sua vez, renunciariam a todos os recursos contra as ações na justiça dos mesmos e tornariam sem efeito o desligamento do pastor Samuel Câmara da Convenção Geral.

O presidente da CGADB e seus pares presentes aceitaram a proposta e selaram o acordo, que foi assinado no mesmo dia por ambas as partes. Houve declarações emocionadas, abraços e oração, e a esperança de que o clima de paz, que marcava os conclaves da CGADB em um tempo não muito distante, possa ser novamente restabelecido.

Mais informações na edição de agosto do jornal Mensageiro da Paz.

 

The following two tabs change content below.
Correspondente pela sede desde 2008. Formada em comunicação social com habilitação em relações-públicas. Estudante de jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas. Voluntária no Centro de Assistência Social de Rio Largo - Casadril.