NOTÍCIAS | Parque Lage abre Queermuseu sem veto a crianças

Fonte: Pleno News 

Exposição começa no dia 18 de agosto na cidade do Rio de Janeiro

A Escola de Artes Visuais (EAV) do Parque Lage, no Rio de Janeiro, abrirá a polêmica exposição Queermuseu no dia 18 de agosto. Segundo a instituição, não será feito nenhum veto a crianças na entrada. Haverá apenas um aviso informando que algumas peças podem ser ofensivas.

A partir daí, segundo a Escola, caberá “aos pais ou responsáveis que tenham isso em mente antes de decidir sobre o ingresso de seus filhos”.

FÓRUM QUEERMUSEU
Paralelamente à mostra, o centro também fará palestras para abordar as pressões que culminaram no cancelamento e veto da prefeitura.

As palestras são promovidas por favoráveis à exposição e serão divididas em temas centrais diferentes. Um deles é sobre “crenças e manifestações religiosas”. A EAV descrimina que o intuito é mostrar os debates a partir da visão LGBT.

– Se somará à plataforma uma ação educativa pensada a partir de práticas e políticas queer, com o intuito de adensar os debates levantados pela comunidade LGBTI+ ao longo da exposição – aponta comunicado da EAV.

A Escola também usou o documento de promoção da mostra para criticar o Movimento Brasil Livre (MBL) e dizer “não haver crime de qualquer espécie”.

– Em sua primeira apresentação realizada no espaço Santander Cultural, em Porto Alegre, a exposição sofreu uma campanha difamatória em redes sociais de grupos como o Movimento Brasil Livre (MBL), na qual seus participantes afirmavam que a exposição fazia apologia à pedofilia, pornografia e à zoofilia, além de desrespeito à figura religiosa, por isso ameaçaram boicotar o Banco Santander, que cancelou a exposição. Todas as acusações foram desmentidas pelo Ministério Público Federal, que se manifestou afirmando não haver crime de qualquer espécie tendo recomendado a imediata reabertura da exposição, que não aconteceu – atestou o comunicado.