EBD| Uma Situação Complicada

Fonte: CPAD

OBJETIVO: Conscientizar o aluno de que Deus deseja mudar a nossa mente através do seu amor e poder.

PONTO CENTRAL: Deus nos transforma mediante o seu amor e poder

MEMÓRIA EM AÇÃO: “É preciso que o coração e a mente de vocês sejam completamente renovados” (Ef 4.23).

Querido professor, nesta próxima lição José testará o caráter de seus irmãos, para saber se de fato houve neles algum arrependimento ou transformação. Teremos assim, a possibilidade de trabalhar em prol do objetivo proposto em sua revista: mostrar aos seus alunos que o Senhor deseja, e tem poder para mudar a nossa mente, através do seu amor. Para tal, é importante encerrar a lição salientando a mudança na postura dos irmãos de José ― do momento em que o abandonaram e venderam como escravo até ao tempo que, anos depois, defenderam o atual irmão mais novo, colocando em risco a própria vida para isto.

A fim de ilustrar a dificuldade que mudanças podem gerar, promova uma rápida dinâmica de grupo. Peça que seus alunos pronunciem o alfabeto da letra A até a Z, da forma mais rápida que puderem. Em seguida, peça que agora mudem; que pronunciem rapidamente, mas ao contrário ― da letra Z até a letra A.

Explique que mudar as atitudes, a forma como fazemos algumas coisas, e até deixar de cometermos alguns erros, pode ser difícil, no início. Porém, é imprescindível mudar os nossos defeitos, nos tornarmos pessoas melhores para agradar o coração de Deus. Reforce que se quisermos colher o que é bom, precisamos também semear atitudes boas e corretas. “Não se enganem: ninguém zomba de Deus. O que uma pessoa plantar, é isso mesmo que colherá” (Gl 6.7 – NTLH).

Ninguém fala firmemente sobre o desenvolvimento moral, em nossos dias, sem mencionar o nome de Kohlberg. Lawrence Kohlberg identificou os “estágios” e níveis do método Piaget como raciocínio moral. Eis aqui uma breve descrição dos quatro níveis e dos estágios em cada um deles.

Nível Pré-moral. Estágio 0: Até a fase em que começa engatinhar, a criança não é capaz de entender ou raciocinar sobre todos os assuntos morais. Ela ainda não faz idéia do que é ter obrigações para com os outros, nem sobre o que é autoridade. Para ela, o bom é o que é agradável, e o mau, o que causa dor. Ela faz o quer ou pode fazer.

Nível Pré-convencional. A criança que recebe disciplina cresce de modo a ser sensível à maneira como sua sociedade rotula o bom e o mau, o certo e o errado. Mostra-se sensível em razão das conseqüências para si própria. Estágio 1: Neste primeiro estágio, a criança é guiada pela punição ou recompensa. Ela acata a autoridade ou poder não porque tenha respeito, mas porque é “bom” evitar a punição. Estágio 2: Neste estágio, a criança é guiada pela satisfação. Este estágio é caracterizado pelo dizer: “Você é bom para mim e eu vou ser bom para você”. Muitas crianças do primário estão nos Estágios 1 ou 2 do Nível Pré-convencional.

[…] O professor cristão necessita colocar Deus em todo ensinamento do raciocínio moral. No Estágio 1, onde a criança é guiada pelas conseqüências da punição ou recompensa, é inteiramente apropriado ensinar que Deus pune o pecado e retribui o que é bom. Muitas histórias da Bíblia mostram isto de forma clara e concretamente. (BEECHICK, Ruth. Como ensinar Crianças do Primário. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, pp. 13- 16).

O Senhor lhe capacite. Boa aula!

Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD

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Lidiane Santos

Correspondente pela sede desde 2013. Formada em serviço social e especialista em gestão pública municipal. Professora da Escola Bíblica Dominical.