EBD | Classe Juvenis – Lição 7 – O evangelho de Marcos

Fonte: Portal EBD

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

– Apresentem o título da lição: O evangelho de Marcos. Vocês podem escrevê-lo no quadro.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

– Depois, para introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “O Servo Sofredor”.

– Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: O Servo Sofredor

Objetivos:

Iniciar o estudo sobre Jesus como servo sofredor, apontado no evangelho de Marcos.

Enfatizar que o sofrimento de Jesus foi por compaixão pelas pessoas.

Material:

01 corrente confeccionada de papel ou EVA

01 Chicote ou um cinto ou um cinturão

01 alfinete ou agulha

01 folha de papel madeira ou cartolina

Procedimento:

1 – Perguntem:

– Alguém aqui passou por uma situação em que ficou trancado sem poder sair de algum lugar? Como você se sentiu?

Para este aluno que vai relatar este caso, entreguem uma corrente, para representar a situação vivenciada.

– Alguém já sofreu uma agressão física de algum colega numa discussão ou briga? Como você se sentiu quando apanhou?

Para este aluno que vai relatar este caso, entreguem um cinto, para representar a situação vivenciada.

– Alguém já se furou com algo perfurante, como prego, alfinete etc?

Para este aluno que vai relatar este caso, entreguem uma agulha, para representar a situação vivenciada.

Depois, recolham os materiais.

2 – Falem: Todas estas situações causaram sofrimento, tristeza etc. Mas, hoje vamos estudar sobre uma pessoa que sofreu muito e nem se compara com o que vocês relataram.

3 – Falem: Vocês já sabem que antes da crucificação de Jesus, aconteceram várias situações que provocaram muito sofrimento para Ele.

4 – Apresentem uma folha de papel madeira ou cartolina com um desenho de uma cruz em tamanho grande.

5 – Falem que a cruz vai representar o sofrimento de Jesus.

6 – Peçam para que os alunos citem estes fatos que eles lembram que causaram sofrimento de Jesus antes de sua morte na cruz. As respostas devem ser escritas ao redor da cruz, como por exemplo:

Preso

Acusado com falsas testemunhas

Chicoteado

Torturado

Escarnecido

Perseguido

Cuspiram no rosto dele

Coroa de espinhos na cabeça

Morte na cruz

– Perguntem: Por que Jesus passou por este sofrimento além da morte de cruz?

Enfatizem que a morte de Jesus foi para nos salvar e nos dá vida abundante.

– Leiam: “Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando”(Jo 15.13 e 14).

Por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2022/01/juveniscurriculo-2022-uma-viagem-pelo_24.html Acesso em 09 Maio 2022

 ____________________________
O MUNDO PARA O SENHOR JESUS a começar por Rio Largo –  Projeto Vida

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS: FacebookInstagramYouTubeTelegram

The following two tabs change content below.

Lidiane Santos

Correspondente pela sede desde 2013. Formada em serviço social e especialista em gestão pública municipal. Professora da Escola Bíblica Dominical.