EBD| Classe Juvenis – Lição 5 – Êxodo: de volta à terra prometida

Fonte: Portal EBD

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

– Apresentem o título da lição: Êxodo: De volta à terra prometida. Vocês podem escrevê-lo no quadro.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

– Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco os nomes dos personagens, palavras-chave desta lição para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Apresentem mapa para localizar cidades apontadas na lição.

Mapa é um documento geográfico e recurso visual importante para facilitar a aprendizagem.

– Para finalizar o estudo da lição, utilizem a dinâmica “No deserto”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: No Deserto

Objetivos:

Contextualizar o tema da aula com a vida dos alunos.

Refletir sobre as dificuldades que enfrentamos no deserto da vida, mas com a confiança de que Deus é soberano e provedor.

Material:

01 saco ou 01 caixa, que caiba os objetos abaixo relacionados:

Uma bússola, uma vela, fósforo ou lanterna

Uma Bíblia

Uma borracha

Um sachê de chá de camomila ou erva-doce

Um clip

Uma liga(elástico)

Um bandaid

Uma bala

Uma peça de um quebra-cabeça

Uma cópia da oração do Pai Nosso

Um relógio

Procedimento:

– Falem: Há momentos na vida que temos certeza de que estamos no deserto, sofrendo com a aridez da situação que pode ser material e/ou espiritual.

– Perguntem: O que pode causar a nossa permanência temporária no deserto da vida?

Observem as respostas dos alunos.

– Falem: Precisamos de alguns objetos e também realizar ações para que a nossa sobrevivência neste deserto seja amenizada ou garantida.

– Agora, falem: Aqui está um kit de sobrevivência para quem está nesta situação.

Então, comecem a retirar, do saco ou caixa, os objetos e falem sobre a finalidade de cada um:

Uma bússola, uma vela, fósforo ou lanterna: para indicar e mostrar o caminho para sair da situação.

Uma Bíblia: Para fortalecimento da nossa fé e confiança em Deus, útil para o ensino, repreensão e correção.

Uma borracha: para apagar as ações negativas e perdoar

Um sachê de chá de camomila ou erva-doce: Para relaxar e esperar com paciência e esperança

Um clip: Para juntar as experiências

Uma liga(elástico): Para se lembrar de ser flexível e adaptar-se a situação

Um bandaid: Para curar as mágoas, as feridas

Uma bala: Para adoçar a difícil situação

Uma peça de um quebra-cabeça: Para lembrar que você não está sozinho

Uma cópia da oração do Pai Nosso: Para lembrar que a oração do justo muito pode em seus efeitos.

Um relógio: Para lembrar que Deus é soberano, que o tempo lhe pertence e que devemos persistir em oração.

– Depois, perguntem: Vocês indicariam outros objetos para compor este Kit?

Aguardem as respostas. Escrevam num papel e coloquem no saco ou caixa.

Ideia original do uso de um kit de sobrevivência desconhecida.

Elaboração da versão deste kit com suas finalidades e da dinâmica por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2022/01/juveniscurriculo-2022-uma-viagem-pelo_24.html Acesso em 25 jan. 2022

The following two tabs change content below.

Lidiane Santos

Correspondente pela sede desde 2013. Formada em serviço social e especialista em gestão pública municipal. Professora da Escola Bíblica Dominical.