EBD | Classe Juvenis – Lição 5 – Entendendo os evangelhos
Fonte: Portal EBD
No Novo Testamento temos quatro evangelhos, que trazem relatos da vida e obra de nosso Senhor Jesus. São eles: Mateus, Marcos, Lucas e João.
Todavia, dá-se o nome de “sinóticos” aos três primeiros evangelhos, e por uma razão: há uma semelhança muito grande na escolha dos relatos sobre Jesus, na ordem destes relatos, na estrutura e até nas palavras escolhidas para as narrativas em cada um desses livros.
Sinótico é uma palavra que se origina da junção de dois termos gregos (a língua em que o Novo Testamento foi escrito): syn (que significa junto, ao lado – daí vem palavras como sinergia (syn + ergon [trabalho, negócio], que é o trabalho conjunto ou em cooperação) e opsis (olhar, visão – daí vem palavras como óculos ou ótica).
Estudiosos sugerem que o Evangelho de Marcos seja o mais antigo deles e tenha servido de base para a redação de Mateus e de Lucas. Assim, evangelhos sinóticos trazem a ideia de livros escritos sob uma “mesma visão”, “mesma perspectiva” ou “de um mesmo ponto de vista”.
O Evangelho de João, que não se classifica como um sinótico, é escrito por uma perspectiva distinta, trazendo muitos fatos do ministério de Jesus na Judéia e em Jerusalém que não se acham nos três primeiros Evangelhos (por exemplo, o primeiro milagre de Jesus, a transformação da água em vinho), além de uma identificação ainda mais ampla e profunda da identidade de Jesus, onde Ele próprio se revela reiteradas vezes como o Eu Sou – título que Yavé toma para si mesmo no Antigo Testamento (Conf. Ex 3.14).
Lidiane Santos
Posts mais recentes por Lidiane Santos (Vê todos)
- SHALOM | Realizará culto em agradecimento - 22 de novembro de 2024
- USADRIL| Convida a todos para o culto em ações de graças - 20 de novembro de 2024
- UFADRIL | Realizará culto em ações de graças - 15 de novembro de 2024
- UMADRIL| Realiza culto em ação de graça - 6 de novembro de 2024
- INFANTIL| 10⁰Congresso Infantil marca tarde do feriado do Dia das Crianças na Assembleia de Deus em Rio Largo - 12 de outubro de 2024