EBD| Classe Juvenis – Lição 3 – Entendendo o Novo Testamento

Fonte: Portal EBD

O Novo Testamento possui 27 livros. Esses livros foram escritos no período pós-vida de Jesus. O Novo Testamento foi escrito em grego koiné. Esse idioma era dominante no Império Romano Oriental da época.

Os livros do Novo Testamento são agrupados em diferentes categorias. Essa classificação tem por objetivo apresentar uma organização dos livros de acordo com seu gênero. São quatro categorias: Evangelhos, Livro Histórico, Epístolas e Livro Profético.

A seguir, entenderemos melhor como estão organizados os livros do Novo Testamento.

Os Evangelhos narram basicamente o nascimento, a vida e ministério, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Os livros que compõe essa categoria são: Mateus, Marcos, Lucas e João

Atos dos Apóstolos é o único livro histórico do Novo Testamento. Ele mostra o surgimento da Igreja Cristã, os primeiros dias após a ascensão de Jesus ao céu, o derramamento do Espírito Santo no Pentecostes, a organização ministerial da base da Igreja Primitiva e as viagens missionárias de Paulo. O livro de Atos dos Apóstolos é uma continuação do Evangelho de Lucas.

As Epístolas (ou Cartas) também são organizadas em subcategorias. Nesse ponto existem diferentes subdivisões adotadas pelos estudiosos, mas as principais são:
Epístolas Paulinas:

São as cartas com sua autoria atribuídas ao apóstolo Paulo: Romanos, 1 Coríntios, 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1 Tessalonicenses, 2 Tessalonicenses, 1 Timóteo, 2 Timóteo, Tito e Filemon.

Dentro das Epístolas Paulinas ainda podemos considerar mais um subgrupo. Esse subgrupo é composto pelas chamadas Epístolas Pastorais. Formam esse subgrupo as Epístolas de 1 e 2 Timóteo e Tito.

The following two tabs change content below.

Lidiane Santos

Correspondente pela sede desde 2013. Formada em serviço social e especialista em gestão pública municipal. Professora da Escola Bíblica Dominical.