EBD | Classe Juvenis -Lição 2- O Cuidado com a Mídia

Fonte: Slideshare

O CUIDADO com a MÍDIA : O que é mídia? Qualquer suporte de difusão de informações que constitua simultaneamente um meio de expressão e um intermediário capaz de transmitir uma mensagem a um grupo.

  1. 2. O apóstolo Paulo, ao escrever à Igreja de Tessalônica, fala que havia recebido a Palavra “no meio de muita tribulação”. A palavra tribulação (thlipsei. “aflição”) denota pressão esmagadora. Os irmãos estavam no meio de uma forte pressão, mas receberam a Palavra com alegria. E por isso mesmo, se tornaram exemplo. Pela autenticidade como vivam os valores do Evangelho, a igreja em Tessalônica tornou-se exemplo a ser seguido por “todos os crentes na Macedônia e na Acaia”. Se a igreja atual tiver esse comprometimento com os princípios sagrados, sagrados, saberá fazer uso da mídia de maneira correta. Como servos de Deus, precisamos fazer uso das mídias com muita cautela, sabedoria e discernimento.
  2. 3. 1. O CUIDADO NO USO DA MÍDIA Chegamos ao século XXI, e continuaremos vivenciando um enorme desenvolvimento no âmbito das comunicações. A imprensa, o rádio, a televisão, o telefone, a internet e outros meios de comunicação alcançaram crescimento admirável no presente século. Esses avanços possibilitaram à mídia acompanhar de perto o dia a dia das cidades e fatos que acontecem em todos os lugares. Mas só são divulgadas notícias selecionadas. Por exemplo, o mundo acompanhou em tempo real o desdobramento do ataque às Torres Gêmeas, em 11 de setembro de 2001. Mas pouco se mostra a realidade constante de cristãos assassinados por crerem no Evangelho, em dezenas de países onde servir a Cristo ainda é proibido.
  3. 4. 1. O CUIDADO NO USO DA MÍDIA
  4. 5. 1. O CUIDADO NO USO DA MÍDIA
  5. 6. 2. A MÍDIA E SEUS MALEFÍCIOS A mídia pode ser uma ameaça, dependendo da forma como a utilizamos. Se para algumas pessoas, ela é o parâmetro principal na formação de opinião, para nós, que somos cristãos, o parâmetro é Jesus, autor e consumador de nossa fé (Hb. 12.2). Nem sempre a mídia cumpre o seu papel de informar com honestidade. Seus interesses, em geral, são maléficos. Ela usa todo o seu potencial para fazer com que as pessoas venham a abandonar os valores éticos e morais, denegrindo os preceitos bíblicos. Muitos são os malefícios da mídia, logo seria impossível listá-los. Porém, observe algumas das consequências nocivas do excesso de exposição à mídia, segundo um estudo realizado pelo Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul:
  6. 7. 2. A MÍDIA E SEUS MALEFÍCIOS
  7. 8. 2. A MÍDIA E SEUS MALEFÍCIOS Como crente em Jesus, precisamos seguir o exemplo de homens e mulheres que sejam semelhantes a Paulo, comprometidos com a verdade, os quais podem afirmar: “Sede meus imitadores, como também, eu, de Cristo” (1 Co 11.1) Crente Precisa usar a mídia com muita sabedoria.
The following two tabs change content below.

Lidiane Santos

Correspondente pela sede desde 2013. Formada em serviço social e especialista em gestão pública municipal. Professora da Escola Bíblica Dominical.