EBD | Classe Juvenis – Lição 11 – Epístolas às igrejas

Fonte: Portal EBD

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

– Cumprimentem os alunos.

– Perguntem como passaram a semana.

– Escutem atentamente o que eles falam.

– Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

– Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam… tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

– Apresentem o título da lição: Epístolas às igrejas. Vocês podem escrevê-lo no quadro.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

– Depois, para introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “

– Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Conhecendo as cartas

Objetivo: Iniciar o estudo sobre as cartas do Novo Testamento.

Material:

21 envelopes

01 mapa que mostre os nomes das cidades a que se referem as cartas

Procedimento:

Dias antes da aula:

– Escrever no envelope, no lugar do destinatário, o nome de cada epístola a quem foi dirigida cada carta.

Nas demais, escrever no lugar do remetente o nome de quem escreveu a carta.

– Dentro do envelope não colocar nada.

No momento da aula:

– Colocar num quadro os 21 envelopes agrupados em Epístolas Paulinas e Gerais.

– Falem: Estudaremos nesta aula sobre as cartas do Novo Testamento, que são em número de 21(falem apontando para os envelopes).

– Solicitem aos alunos que abram a Bíblia no índice do Novo Testamento e procurem o livro de Romanos e de Judas.

– Falem: As 21 cartas compreendem este intervalo entre Romanos até Judas.

– Então, comecem a ler o nome das 13 cartas escritas pelo Apóstolo Paulo(de Romanos a Filemom), que são chamadas de Epístolas Paulinas.

– Em seguida, apresentem um mapa das Viagens de Paulo e falem que:

09 destas cartas referem-se a cidades pelas quais passou Paulo, evangelizando: Roma(Romanos), Corinto( I e II Coríntios), Galácia(Galátas), Éfeso(Efésios), Filipos(Filipenses), Colossos(Colossenses) Tessalônica(I e II Tessalonicenses).

– Peçam para que os alunos apontem no mapa cada cidade citada acima.

– Falem: As outras 04 são dirigidas aos cooperadores de Paulo, Timóteo(I e II Timóteo), Tito e por fim a última ao dono de escravo Filemom.

– Agora o outro grupo de cartas são designadas por Epístolas Gerais, em número de 08(Hebreus a Judas).

– Falem: Agora, vamos estudar mais um pouco sobre as epístolas?

Por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2022/01/juveniscurriculo-2022-uma-viagem-pelo_24.html Acesso em 07 Junho 2022

The following two tabs change content below.

Lidiane Santos

Correspondente pela sede desde 2013. Formada em serviço social e especialista em gestão pública municipal. Professora da Escola Bíblica Dominical.