EBD | Classe juvenis – Lição 1 – A organização dos livros do Antigo Testamento

Fonte: Portal EBD

I – A BÍBLIA

Não se trata de um conjunto mítico, uma saga de heróis, ou um conjunto de fábulas da antiguidade agrupados numa coletânea. A Bíblia não é um amontoado de manuscritos com o objetivo de contar a história do mundo, não é um livro de biologia, paleontologia ou geologia. A Bíblia é a inerrante e infalível Palavra de Deus. Todavia, paradoxalmente, embora não seja um livro fruto da sabedoria humana, ou uma obra literária que visa promover o conhecimento antropocêntrico, ela possui respostas para qualquer coisa.

Quer saber sobre finanças? Leia a Bíblia!

Direito? Leia a Bíblia!

Origens do Universo? Leia a Bíblia!

Sabedoria? Leia a Bíblia!

Casamento? Leia a Bíblia!

Psicologia? Leia a Bíblia!

Sociologia? Leia a Bíblia!

Filosofia? Leia a Bíblia!

Biologia? Leia a Bíblia!

Teologia? Leia a Bíblia!

Sobre o futuro do mundo? Leia a Bíblia!

Regras sanitárias? Leia a Bíblia!

História e Geografia? Leia a Bíblia!

Etc., etc., e etc.

A origem da palavra bíblia é remota. A forma mais antiga de livro de que se tem notícia era um rolo de papiro, planta abundante às margens do rio Nilo, usada pelos antigos egípcios, gregos e romanos para escrever. A palavra grega para papiro era “biblos”, derivada do nome do porto fenício de Byblos, hoje Jubayl, Líbano, através do qual o papiro era exportado. O plural de biblos em grego era ta biblía, que significava literalmente “os livros”, e que acabou entrando para o latim eclesiástico para designar o conjunto de livros sagrados que compõem a Bíblia.

The following two tabs change content below.

Lidiane Santos

Correspondente pela sede desde 2013. Formada em serviço social e especialista em gestão pública municipal. Professora da Escola Bíblica Dominical.