EBD | Classe Jovens -Lição 9 – O sexto sinal: a cura de um cego de nascença
Fonte: Portal EBD
O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.
FATOS ANTECEDENTES
Os sinais se seguem, e agora algo conflitante para os fariseus aconteceu: Jesus cura um cego no sábado. Contudo, antes de tratarmos do sinal propriamente dito, falaremos um pouco do contexto em volto do texto. Jesus Cristo, como falamos no subsídio anterior, estava realizando o seu ministério na Galileia. Ele não desejava ir para a Judeia por motivo dos judeus tentarem mata-lo.
Certo momento, o Mestre foi interpolado por seus irmãos para que retornasse a Judeia, a fim de que Jesus manifestasse ao mundo os seus feitos (Jo 7.4). Eles sugeriram isso pelo fato de continuarem incrédulos quanto a missão e a pessoa de Cristo (Jo 7.5). Contudo, Jesus, mesmo sabendo que ocorreria a festa dos Tabernáculos na Judeia, respondeu aos seus irmãos que não subiria para lá, pois ainda não havia chegado o Seu tempo (Jo 7.6-9). Porém, posteriormente Jesus seguiu em oculto para a Judeia.
Após ensinar no templo durante a festa dos Tabernáculos, uma grande dissensão surgiu após o discurso de Jesus, ocorrendo conflitos até entre alguns maiorais do templo por defenderem a Cristo e não terem o trazido para ser preso por aqueles que procuravam mata-lo. Jesus então se retirou para o monte das Oliveiras e no dia seguinte retornou ao templo, ocasião essa que durante a caminhada de Jesus dois grande milagres ocorreram: o perdão e o livramento da morte de uma mulher adúltera e a cura de um cego de nascença.
A cura do cego de nascença destaca para nós alguns fatos importantes:
1 – Jesus Cristo derrubou uma crença judaica de que o pecado dos pais pode refletir em enfermidade nos seus filhos;
2 – A religiosidade farisaica, e a consequente cegueira de muitos que iam a sinagoga, fizeram com que muitos ali desprezassem a maravilha do milagre acontecido, a fim de cumprir rudimentos pesados demais de carregarem; e
3 – No momento em que a religiosidade tenta abafar o poder de Jesus Cristo na vida do perdido, ela sufoca também a possibilidade de ser envolvida por milagres e maravilhas concedidas por Ele. O cego foi curado fisicamente e, posteriormente, ao encontrar-se com Jesus foi curado também espiritualmente, enquanto os fariseus, que acreditavam que eram os guias espirituais do povo, continuavam cegos em seus pecados.
Lidiane Santos
Posts mais recentes por Lidiane Santos (Vê todos)
- USADRIL| Convida a todos para o culto em ações de graças - 20 de novembro de 2024
- UFADRIL | Realizará culto em ações de graças - 15 de novembro de 2024
- UMADRIL| Realiza culto em ação de graça - 6 de novembro de 2024
- INFANTIL| 10⁰Congresso Infantil marca tarde do feriado do Dia das Crianças na Assembleia de Deus em Rio Largo - 12 de outubro de 2024
- INFANTIL | Agenda das festividades do campo - 4 de outubro de 2024