EBD | Classe Jovens -Lição 11 – O sétimo sinal: Jesus ressuscita Lázaro

Fonte: Portal da EBD

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

A ALDEIA DE BETÂNIA

Betânia, chamada de aldeia (gr. kome) como Belém (Jo 7.42), não era a Betânia mencionada em Jo 1.28. Betânia, onde Lázaro vivia, ficava a leste do monte das Oliveiras, a 2,7 quilômetros de Jerusalém (Jo 11.18).

Esse lugar servia de refúgio para Jesus em alguns momentos. Ele, como no episódio do sermão na casa de Marta e Maria (Lc 10.39), com frequência visitava-os a ponto de que uma amizade foi formada entre eles. Aquela aldeia onde ficava a casa de Lázaro era um ponto estratégico no ministério de Jesus, a fim de que Ele pudesse desviar um pouco da grande agitação.

Jerusalém, com toda importância e agitação, não tinha um lugar propício para Jesus descansar de suas intensas atividades diárias. O próprio Getsêmani ou Jardim das Oliveiras ficava fora da cidade, no monte de mesmo nome – do outro lado vale de Cedrom -, e era um lugar reservado para momentos de oração.

Todos precisamos fugir da agitação por um momento, ter um lugar para que a tranquilidade e a paz do ambiente possa nos ajudar a refletir sobre as nossas decisões e nossas posições. O exemplo de Jesus ratifica essas palavras.

O MILAGRE DA RESSURREIÇÃO

A enfermidade de Lázaro é para a glória de Deus, ou seja, a cura indubitavelmente capacitaria os homens a ver a glória de Deus em ação. A ação divina miraculosa acontece para que possamos entender o poder da Glória de Deus. É a intervenção do sobrenatural no natural, e a afirmação daquilo que muitos desejam negar: o nosso Deus é Poderoso para fazer e operar milagres.

The following two tabs change content below.

Lidiane Santos

Correspondente pela sede desde 2013. Formada em serviço social e especialista em gestão pública municipal. Professora da Escola Bíblica Dominical.