EBD | Classe Jovens -Lição 10 – Uma liderança chamada para restaurar

Fonte: Portal EBD

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

A VISÃO DO VALE DE OSSOS SECOS

Esta visão ilustra a promessa no cap. 36: uma nova vida e uma nação restaurada, social e espiritualmente. Os ossos secos representam os judeus cativeiro; eles estavam dispersos e mortos. Ezequiel sentia que falava com os mortos quando pregava para os exilados, porque eles raramente respondiam à sua mensagem. Mas, na visão, os ossos responderam! E da mesma maneira que

Deus trouxe a vida aos ossos mortos, Ele traria a vida novamente para o seu povo, que estava espiritualmente morto.

A nação de Israel estava falida espiritualmente, e mesmo diante de todas as mensagens de alertas enviadas pelos profetas do Senhor, desprezaram o arrependimento, a fim de viverem seguindo suas próprias maldades e idolatrias. Contudo, mesmo em meio a um duro cativeiro sob a servidão babilônica, Deus envia uma promessa de restauração por intermédio do profeta Ezequiel. A nação seria restaurada nacionalmente e espiritualmente pelo Senhor.

É importante observar que, na visão do profeta, o vale de ossos secos se refere não apenas a Judá, mas também a Israel. Por esse motivo, a maioria dos oráculos de Ezequiel considera o Reino do Sul como Casa de Israel. Isso significa que, assim como o castigo divino veio sobre os dois reinos (Israel e Judá) a partir de seus respectivos cativeiros (Cativeiro de Israel – 722 a.C.; Cativeiro de Judá – 586 a.C.), a restauração viria também num tempo em que os dois reinos seriam unificados. A reunificação já aconteceu, pois, a partir de 1948, Israel tornou-se novamente Estado Independente, reconhecido pela ONU.

Uma nova história viria para a nação que desprezou a Deus por causa das suas vontades. Eles seriam avivados pelo Espírito do Senhor (Zc 13.9), e assim gozariam de plena paz e segurança sob o governo do verdadeiro Messias. Esse tempo será algo jamais visto em toda história de Israel.

O Senhor anunciou aos seus profetas (Zc 12.10; Ez 37.23-28) um novo tempo espiritual para Israel. De acordo com a profecia de Ezequiel 37.17-28, haverá apenas um único povo que jamais será dividido em duas nações, e eles terão um único pastor e andarão nos juízos do Senhor (v. 24). Essa profecia diz respeito ao tempo em que Israel, finalmente, aceitará o Senhor Jesus como seu Messias Prometido. Nesse tempo, o Senhor restaurará completamente a condição espiritual de Israel, e a morte, representada metaforicamente pelo vale de ossos secos, nunca mais fará parte da história do Seu povo.

The following two tabs change content below.

Lidiane Santos

Correspondente pela sede desde 2013. Formada em serviço social e especialista em gestão pública municipal. Professora da Escola Bíblica Dominical.