EBD | Classe Jovens -Lição 10 – Jesus, o Bom Pastor

Fonte: Portal EBD

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

O APRISCO DE DEUS

Havia muito tempo que a imagem pastoral era usada para mensagens espirituais, ainda que a agricultura também tivesse se tornado importante modo de vida. Plantar e pastorear estão estreitamente entrelaçados. No Antigo Testamento, Deus era o Bom Pastor (Sl 23). As ovelhas de Deus estavam extraviadas por causa do fracasso dos líderes de Israel, que eram retratados como salteadores, ladrões e estranhos (Ez 34) […] Ezequiel 34 fornece o pano de fundo para este texto […] Em Ezequiel, Deus pediu que o profeta falasse contra os pastores de Israel (ou seja, os líderes). Ele tinham maltratado o povo, tirado vantagem dele e espalhado-o por toda parte sem pastor. Deus diz que Ele mesmo buscará suas ovelhas, as restaurará e cuidará delas, amarrando as feridas e conduzindo-as em pastos abundantes e lugares de água.

A figura do pastor, segundo o costume do pastoreio nos tempos de Cristo, destaca bem a ação de liderança na qual Jesus tratou nessa parábola. Com essa imagem em questão, o Mestre combateu a ação falida da liderança judaica da época e o seu fracasso em serem os condutores do povo de Deus. Enquanto os líderes se apresentavam como os “mercenários” que espalhavam o povo e não tinham a representatividade de um bom pastor, Cristo veio para ajuntar aquilo o que foi espalhado pelo fracasso da religiosidade.

Até hoje pastorear no Oriente Próximo é mais semelhante ao que acontecia nos tempos antigos do que é para as modernas culturas ocidentais. Assim, o leitor ocidental tem de separar ideias atuais das da narrativa do Evangelho de João. Por exemplo, no Oriente Próximo, os pastores andam na frente das ovelhas; no Ocidente, eles as tangem. Conduzir (ser exemplo) é um modelo de discipulado melhor que tanger (modelo autoritário). As ovelhas naquela cultura são mais como uma família, sendo até estabuladas perto ou dentro de casa. As ovelhas também conhecem a voz do pastor, e não seguem outra pessoa. As ovelhas são postas em estábulos durante a noite para proteção e retiradas pelo pastor de manhã cedo para os cuidados do dia.

Entenda que a conduta pastoral é evidenciada nas ovelhas, seguindo o modelo no qual foi a referência de Jesus na época. Em outras palavras, a qualidade do pastoreio fica evidenciado na qualidade das ovelhas e em como elas se dispõem a seguir o pastor. Aquele que não apresenta as características de Cristo não pode ser contando como participante do seu rebanho, e esse é um dos pontos que podemos destacar nessa parábola. “DOU A MINHA VIDA”

O amor sacrificial de Cristo também o destaca como o Bom Pastor. Jesus abdicou de Sua glória a fim de resgatar as almas que estavam sendo conduzidas à morte eterna por causa do seu pecado e de não existir outro meio de salvação. Ele morreu para que a humanidade pudesse ter vida, e assim redimiu um grande rebanho com o poder do Seu sangue purificador.

The following two tabs change content below.

Lidiane Santos

Correspondente pela sede desde 2013. Formada em serviço social e especialista em gestão pública municipal. Professora da Escola Bíblica Dominical.