EBD | Classe Jovens – Lição 1 – O perigo das tentações

Fonte: Portal EBD

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

O QUE É A TENTAÇÃO

Tentação é um estímulo que leva à prática do pecado. Embora a tentação, em si, não constitua pecado, o atender às suas reivindicações caracteriza a transgressão das lei divinas. Eis porque Jesus, na Oração Dominical, ensina-nos a orar: “E não nos induzas à tentação, mas livra-nos do mal; porque teu é o Reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém!” (Mt 6.13).

A palavra tentação refere-se às perseguições e aflições que o crente sofre nesta vida da parte do mundo ou de Satanás. Em Tiago 1.12 o termo “tentação” significa: Um estado de teste, em que Deus permite que o seu povo passe por adversidade e aflições, para encorajar e provar a sua fé e confiança nEle.

O termo hebraico massa, “tentação, provação”, é um substantivo feminino e ao mesmo tempo o nome do lugar onde houve a rebelião dos israelitas contra Moisés e contra Deus (Êx 17.7; Dt 9.22; 33.8). […] É importante que todos os crentes em Jesus saibam que Deus permite, às vezes, que sejamos tentados para que o seu nome seja glorificado e Satanás derrotado. Não é pecado ser tentado; até o nosso Senhor Jesus Cristo foi tentado (Hb 4.15). É pecado, sim, ceder à tentação. Por mais contraditório que pareça, a tentação é para o nosso próprio bem (Tg 1.12). Dessa forma, é preciso estarmos preparados para reconhecermos as situações em que somos tentados e resistirmos.

A mesma palavra que Tiago usa em seu texto é associada ao ato de avaliar a autenticidade de moedas. Portanto, as tentações testam a validade de nossa sinceridade, nossa vitalidade e santidade. Elas mostram se o nosso metal é puro, ou se há nele elementos de corrupção, refugos. Devemos entender que as difíceis experiências da vida proporcionam oportunidades de crescimento e desenvolvimento espiritual.

COMO ELA SE MANIFESTA

O Inimigo é descrito como um agente da tentação, haja vista ter ele tentado o próprio Senhor Jesus Cristo, quando o Senhor estava no deserto, em jejum […] Ele vai observar o momento e o lugar em que estamos, e oferecerá ciladas a fim de que pequemos contra Deus. Ele poderá se utilizar de certas características nossas, como a autoconfiança […] Ele poderá usar momentos de descuido espiritual, como a falta de momentos de oração e de comunhão com os irmãos. Esses são alguns dos fatores que costumam ser usados por Satanás para que a pessoa seja tentada e peque.

The following two tabs change content below.

Lidiane Santos

Correspondente pela sede desde 2013. Formada em serviço social e especialista em gestão pública municipal. Professora da Escola Bíblica Dominical.