EBD – Classe Jovens – Lição 04- Quem segue a Cristo cultiva a prática da oração e do jejum

Fonte: Portal EBD

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

A ORAÇÃO COMO TERMÔMETRO DA ESPIRITUALIDADE

A oração é um diálogo com Deus em que o crente pode derramar diante do Senhor tudo o que pesa em seu coração. Não por acaso, nosso Senhor ensinou os seus discípulos a orar.

Precisamos entender que a oração não é uma ferramenta que o crente utiliza apenas no momento de precisão. A oração é um exercício diário que precisa estar presente em todos os momentos da vida do cristão. Ela é o meio que utilizamos para conversar com o nosso Deus, expressar nossas necessidades e anseios e nos derramar diante dEle.

Oração é a conversa da alma com Deus. Nela manifestamos ou expressamos diante dele nossa reverência e nosso amor por sua divina perfeição, nossa gratidão por todas as suas mercês, nossa penitência por nossos pecados, nossa esperança em seu amor perdoador, nossa submissão à sua autoridade, nossa confiança em seu cuidado, nossos anelos por seu favor e pelas bênçãos providenciais e espirituais indispensáveis para nós e para os outros2.

A nossa oração não deve ser apenas meio de petição, mas sim de glorificação a Deus também. Nela adoramos a Deus com as nossas palavras e expressamos o desejo de ter a nossa vida guiada pelo Criador. Ela não está sujeita a um lugar ou um método religioso para ser seguido. Nós somos convidados a orar sempre e sem cessar (Ef 6.18; 1 Ts 5.17), expressando sempre a nossa sinceridade ao Senhor que nos conhece por inteiro.

Todo filho de Deus deve ter um lugar para estar a sós com Deus a fim de busca-lo. Sem isto, a oração secreta não terá a duração desejada ou será algo casual. Jesus tinha seus lugares secretos para orar (Mt 14.23; Mc 1.35; Lc 4.42; 5.16; 6.12). Nós, também, devemos disciplinar nossa vida a fim de mantermos nossa comunhão com Deus e demonstrar nosso amor por Ele. A oração secreta é especialmente importante: (1) de manhã cedo, para dedicarmos a Deus o nosso dia; (2) no fim da tarde, para render-lhe graças por suas misericórdias; e (3) nos momentos em que o Espírito nos impulsiona a orar. A promessa que o nosso Pai recompensará abertamente com a resposta à nossa oração, com sua presença íntima, e com honra genuína por toda a eternidade3.

A prática de ter um momento para construir intimidade com o Pai por intermédio da oração é um bom hábito para a vida espiritual, revela também disposição, equilíbrio e disciplina na vida cristã. Além da necessidade de orar sempre, e dos momentos reservados para ficar em comunhão a sós com o Pai, lemos na Bíblia que os santos do Senhor sempre praticavam orações nos momentos das refeições ou em outras situações especiais (Lc 6.12,13; Jo 6.15; Sl 50.15)4.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL – PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

The following two tabs change content below.

Lidiane Santos

Correspondente pela sede desde 2013. Formada em serviço social e especialista em gestão pública municipal. Professora da Escola Bíblica Dominical.