EBD | Classe Adultos – Lição 1 – O Sermão do Monte: O caráter do Reino de Deus

Fonte: Portal da EBD

Nos dias atuais, as sociedades vivem uma degradação de valores morais. Há os que dizem que as questões morais são de ordem religiosa e de caráter individual. Portanto, opiniões a respeito devem ser guardadas de maneira privada. Outros divorciam a moral da ética, objetivando uma perspectiva mais moderna a respeito do tema. Na Ética Moderna, muitos consideram determinados valores como questões religiosas. Por isso, há distorções graves no convívio social. Nesse ambiente social conturbado, estudaremos o Sermão do Monte. Perceberemos que os valores do Reino de Deus estão patentes nele e, por isso, é relevante para a Igreja de Cristo nos dias atuais.

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

A ESTRUTURA DO SERMÃO DO MONTE

O primeiro grande sermão proferido por Jesus é conhecido como sermão do monte (ou montanha em algumas versões). É assim chamado pelo modo que foi feito (em cima de um monte). Jesus Cristo aqui transmite a “legislação” do Reino do Deus, ou seja, a característica do caráter cotidiano do cristão.

O Sermão do Monte possui uma estrutura bem clara. Seu tema acha-se exposto em Mt 5.20: “Se a vossa justiça não ultrapassar a dos escribas e dos fariseus, não entrareis no Reino dos céus”. […] Com efeito, após a introdução (Mt 5.3-19) e o enunciado do tema (Mt 5.20), a primeira parte do Sermão mostra a controvérsia entre Jesus e os teólogos sobre a interpretação da Escritura (as seis grandes antíteses de Mt 5.21-48: “Eu, porém, vos digo…”). Na segunda parte, é à justiça dos fariseus que Jesus opõe e, efetivamente, a esmola, a observância das três horas de oração e o jejum caracterizam esses piedosos grupos de leigos (Mt 6.1-18). A última parte expõe a nova justiça dos discípulos de Jesus (Mt 6.19 – 7.27). O tema central basicamente apresenta o comportamento do cristão em oposição ao dos seus contemporâneos.

Naquele monte Jesus destina, aos seus discípulos, suas palavras de orientação como princípios básicos para a vida no Reino Messiânico. Mas não somente aos discípulos presentes foram destinadas a mensagem do sermão do monte, mas sim a todos os discípulos de todos os tempos que foram alcançados pelo evangelho da cruz.

E o que Jesus está ensinando no Sermão do Monte? Jesus, que foi enviado do céu, mostra-nos o caminho para o céu; o lugar que Deus preparou para nós; a glória que possuía antes de existir o mundo. Ele nos ensina o verdadeiro caminho para a vida eterna. Esse é o caminho real que leva ao Reino de Deus. É o único caminho verdadeiro, e não há nenhum outro. Todos os outros caminhos levam à destruição. Pelo caráter dAquele que fala, temos certeza de que ele declarou a plena e perfeita vontade de Deus. Ele não pronunciou um mínimo a mais. Não disse nada além do que recebeu de Deus. Também não disse nada aquém. Não foi negligente, deixando de declarar algum conselho de Deus. Não disse nada errado, nada contrário à vontade do Deus que o enviou. Todas as suas palavras são verdadeiras e corretas a respeito de todas as coisas espirituais. Suas palavras permanecerão para sempre e sempre.

The following two tabs change content below.

Lidiane Santos

Correspondente pela sede desde 2013. Formada em serviço social e especialista em gestão pública municipal. Professora da Escola Bíblica Dominical.