EBD | A Salvação pela Graça

Fonte: CPAD

INTRODUÇÃO
I – LEI E GRAÇA
II – O FAVOR IMERECIDO DE DEUS
III – O ESCANDÂLO DA GRAÇA
CONCLUSÃO

OBJETIVO GERAL
Saber que a nossa salvação é fruto único e exclusivo da graça de Deus.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
I – Explicar o propósito da Lei e da graça;
II – Discutir a respeito do favor imerecido de Deus;
III – Salientar para o escândalo da graça.

PONTO CENTRAL
A salvação é resultado da graça divina.


 

A SALVAÇÃO PELA GRAÇA

Marcelo Oliveira de Oliveira

Uma acusação comum aos pentecostais é a de que não conhecemos a graça de Deus. Acusa-nos de legalistas porque em pleno século XXI os pentecostais ainda dão ênfase ao tema da santidade como um estilo de vida a ser vivido.

Nesse assunto, os pentecostais também concordam com a teologia arminiana, em que o fundamento essencial na dinâmica da salvação é o da graça preveniente e que toda salvação é fruto inteiramente da graça de Deus. Retomando mais uma vez o auxílio do teólogo arminiano Roger Olson, passamos a conceituar graça previniente.

A graça preveniente é uma doutrina elevada da graça

Com graça preveniente se quer dizer o chamado de Deus no sentido de ser dEle a iniciativa do começo de relação com uma pessoa que é livre para responder a esse chamado com arrependimento e fé. Esse processo preveniente da graça, segundo Roger Olson, inclui ao menos quatro aspectos: chamada, convicção, iluminação e capacitação. Por isso, alinhado à visão arminiana, o pentecostal não tem dificuldade de pregar a graça de Deus e, ao mesmo tempo, reconhecer que a chamada para a salvação pode ser rejeitada pela pessoa. É muito claro para o pentecostal que nenhuma pessoa pode arrepender-se, crer e ser salva sem o auxílio sobrenatural do Espírito Santo. Este age do início ao fim do processo salvífico. Entretanto, é preciso que a pessoa não resista ao Espírito, como fizeram os fariseus ao resistirem intensa e sistematicamente à mensagem de Jesus Cristo (Mt 12.22-32), mas que coopere com o Espírito reconhecendo a própria condição de pecador, crendo nEle como único Salvador.

O que pensava Armínio acerca da graça de Deus na salvação?

Segundo Roger Olson, a teologia de Armínio sempre foi compromissada com a graça de Deus. O teólogo holandês jamais atribuiu eficácia salvífica à bondade ou à força de vontade do ser humano. Isso é importante destacar, pois é um equívoco pensar que quem afirma que o ser humano pode resistir a graça de Deus está dizendo que o que define a salvação é a vontade humana. Nada mais injusto!

Nunca houve problema para Armínio, porque está claro nas Sagradas Escrituras, que a salvação é de graça, provém de Deus e é um presente incomensurável do Altíssimo para o ser humano. Entretanto, também está claro nas Escrituras (principalmente nos textos narrativos, isto é, os Evangelhos e o livro de Atos), assim como também para pentecostais, “que muitas pessoas resistem ao Espírito Santo e rejeitam a graça que é oferecida”.

Texto publicado, mas levemente adaptado, na revista Ensinador Cristão, nº 72, Editora CPAD, 2017, p.39

Veja mais AQUI

The following two tabs change content below.

Lidiane Santos

Correspondente pela sede desde 2013. Formada em serviço social e especialista em gestão pública municipal. Professora da Escola Bíblica Dominical.