EBD | Classe Adultos – Lição 11 – A sutileza das mídias sociais 

Fonte: Portal EBD

INTRODUÇÃO

– Ao entender a mordomia cristã, o crente vê o mundo como propriedade divina e passa a administrar sua vida de modo diferente.

I – TEXTO BÍBLICO

(Lucas 12.42-48 –  Gênesis 14.17-20)

II – DEFININDO O TERMO

– “Teus são os céus, e tua é a terra; o mundo e a sua plenitude, tu os fundaste”. (Sl 89.11).

– O termo “mordomia” tem sido muito divulgado pela impren-sa em geral para designar regalias no exercício da função pública. En-tretanto, no contexto bíblico, a pa-lavra “mordomia” fala da consciên-cia que o crente deve ter de que tudo o que possui vem de Deus, sendo ele apenas um administrador fiel. A fidelidade é decorrente da certe-za de que a qualquer momento, se-remos chamados a prestar contas diante de Deus. Por isso, a vida e os seus valores devem ser vividos e administrados sob o ponto de vis-ta de Deus. Na verdade, Mordomia é o manejo responsável dos recursos do reino de Deus que foram confiados a uma pessoa ou a um grupo. (Conciso Dicionário de Teologia Cristã – Millard J. Erickson). Mordomia é Administração (Lc 16.2,RC).

– Mordomo – Pessoa encarregada da administração de uma casa (oikos); administrador. (Gn 39.4-8,RA; Lc 12.42). (Dicionário da Bíblia de Almeida)-(SBB).

– Despenseiro: 1)- Pessoa encarregada da Despensa, (Cômodo em que se guardam mantimentos) – (Gn 43.16,RA); 2)- O cristão como administrador dos seus Dons (1 Pe 4.10); 3)- O obreiro como responsável por cuidar das coisas de Deus (1 Co 4.1; Tt 1.7). DBA-SBB.

– Mordomia é o ofício do Mordomo.- Mordomo, (no grego oikonómos) – Administrador dos bens de uma casa ou de um estabelecimento alheio. (Pequena Enciclopédia Bíblica – O.S. Boyer).

The following two tabs change content below.

Lidiane Santos

Correspondente pela sede desde 2013. Formada em serviço social e especialista em gestão pública municipal. Professora da Escola Bíblica Dominical.