EBD | Classe Adultos – Lição 13 – A leitura da Bíblia e a Educação Cristã

Fonte: Portal EB

INTRODUÇÃO

Nesta lição estudaremos sobre a importância da leitura da Bíblia para a vida cristã; faremos algumas considerações sobre a educação cristã e quais os seus fundamentos à luz das Escrituras; e, por fim, elencaremos os principais resultados da prática da Palavra de Deus na vida do cristão.

I – A IMPORTÂNCIA DA LEITURA DA BÍBLIA

1.1 No Antigo Testamento. À luz do Antigo Testamento, encontramos de forma corriqueira, exortações para se priorizar a leitura e meditação das Escrituras. Quanto aos deveres do rei em Israel, Moisés destacou em relação ao livro da lei: “E o terá consigo e nele lerá todos os dias da sua vida […]” (Dt 17.19); a Josué, o Senhor enfatizou que a meditação em sua Palavra, deveria ser constante: “Não se aparte da tua boca o livro desta Lei; antes, medita nele dia e noite […]” (Js 1.8), o que o sucessor de Moisés não o fez apenas de modo pessoal, mas transmitiu também para o povo (Js 8.34,35); o salmista diz que a meditação diária das Escrituras, é decorrente do prazer que se nutre em relação à Palavra de Deus: “Antes, tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite” (Sl 1.3; ver Sl 119.97), como também, parte de uma decisão resoluta: “Em teus preceitos meditarei e olharei para os teus caminhos” (Sl 119.15). No período pós cativeiro, foi de extrema importância o comprometimento do sacerdote Esdras quanto a leitura e meditação das Escrituras para sua preparação espiritual (Ed 7.10), como para o ensino público necessário para a restauração de Jerusalém (Ne 8.5-9).

1.2 No Novo Testamento. Na sua primeira epístola à Timóteo, o apóstolo Paulo deixa claro sobre a importância da leitura das Escrituras tanto para a vida devocional: “Persiste em ler, exortar e ensinar […]” (1Tm 4.13), como também, para o melhor servir à Igreja: “[…] para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos” (1Tm 4.15). Isso é o que Paulo recomendou que fosse feito nas igrejas em relação também às suas epístolas como aos Tessalonicenses: “Pelo Senhor vos conjuro que esta epístola seja lida a todos os santos irmãos” (1Ts 5.27), como a que ele escreveu aos colossenses: “E, quando esta epístola tiver sido lida entre vós, fazei que também o seja na igreja dos laodicenses; e a que veio de Laodicéia, lede-a vós também” (Cl 4.16). Essa é a bem-aventurança descrita em Apocalipse: “Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas…” (Ap 1.3).

II – CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE A EDUCAÇÃO CRISTÃ

2.1 Definindo o termo educação. Procedente do vocábulo latino:“educatione”, a palavra educação significa etimologicamente: “extrair”. Em termos pedagógicos, educar pressupõe o desenvolvimento pleno das faculdades físicas, intelectuais, morais e espirituais do ser humano, implicando mudanças de comportamento no educando em virtude da educação recebida (ANDRADE, 2006, p. 157).

2.2 Definição de educação cristã. A educação cristã é o ensino dado especificamente à luz da Bíblia que transmite princípios divinos e valores morais e espirituais que tem como referência a pessoa de Cristo. O ensino cristão está fundamentado no conhecimento de Deus e em sua Palavra, de onde procede toda a fonte da verdadeira aprendizagem cristã, ensino e conhecimento.

2.3 A base da educação cristã. A Palavra de Deus como a ferramenta adequada para produzir mudança de vida (Hb 4.12), é a fonte não só do conteúdo, mas de toda a filosofia de ensino da educação cristã, como fica claro pelas palavras do apóstolo Paulo: “Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido. E que, desde a tua meninice, sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus” (2Tm 3.14,15), que mostra, tanto a suficiência das Escrituras, quanto os seus propósitos para a vida cristã: “Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar […]” (2Tm 3.16).

III – A BÍBLIA E A EDUCAÇÃO CRISTÃ

3.1 Na nação de Israel. A educação sempre teve um papel relevante nas Escrituras, notamos sua relevância desde o Antigo Testamento. Por toda a Bíblia notamos o constante cuidado de Deus com a formação espiritual do seu povo. Antes mesmo que Israel entrasse na posse da Terra Prometida, Deus determinou: “Ajunta o povo, homens, e mulheres, e meninos, e os teus estrangeiros que estão dentro das tuas portas, para que ouçam, e aprendam, e temam ao SENHOR, vosso Deus, e
tenham cuidado de fazer todas as palavras desta Lei” (Dt 31.12.) O ensino naquele período era transmitido de forma oral e passado de geração a geração (Dt 6.4-9). Inculcar, segundo o Dicionário Houaiss (2001, p. 1600), é: “gravar, imprimir (algo) no espírito de alguém; repetir seguidamente (algo) a (alguém); recomendar, apregoando as boas qualidades de; apregoar”, representando o processo de ensino aprendizagem estabelecido por Deus para seu povo.

3.2 Na grande comissão. A relevância da educação cristã, é enfatizada no Novo Testamento. O ensino funciona como uma ferramenta para que a igreja cumpra a sua missão: “Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!” (Mt 28.19,20); nesta recomendação, o verbo ensinar é usado duas vezes: uma no imperativo e outra no gerúndio. A primeira implica na formação e moldagem do cristão à imagem de Cristo; a segunda abrange os fatores informativo, cognitivo e comunicativo das doutrinas, princípios e verdades eternas do Evangelho (ANDRADE, 2002, p. 11). Isso significa, que a missão da Igreja é urgente, inadiável, intransferível e não pode sofrer de continuidade.

3.3 Na igreja primitiva. O evangelista Lucas registra em Atos 2.42, que os crentes perseveravam na doutrina (ensino) dos apóstolos, isso ocorria, em virtude de os apóstolos levarem à sério à docência cristã. O que ocorre em todo o relato do livro dos Atos. Paulo e Barnabé estiveram em Antioquia durante um ano ensinando a Palavra: “E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja e ensinaram muita gente. Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos” (At 11.26); em Éfeso Paulo passou um tempo ainda maior realizando a mesma tarefa: “Portanto, vigiai, lembrando-vos de que, durante três anos, não cessei, noite e dia, de admoestar (ensinar), com lágrimas, a cada um de vós” (At 20.31); como também o fez na cidade de corinto: “E ficou ali um ano e seis meses, ensinando entre eles a palavra de Deus” (At 18.11). As epístolas igualmente mostram, o comprometimento dos servos de Deus com a educação cristã. Mostrando inclusive a necessidade da continuação desse serviço: “E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros” (2Tm 2.2).

IV – RESULTADOS DA LEITURA DA BÍBLIA NA EDUCAÇÃO CRISTÃ

4.1 A instrução no conhecimento divino. A Bíblia é essencialmente um manual de salvação: “E que, desde a tua meninice, sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus” (2Tm 3.15). Seu propósito mais alto não é ensinar fatos da ciência que o homem pode descobrir por sua investigação experimental, mas ensinar fatos da salvação que nenhuma exploração humana pode descobrir e somente Deus pode revelar (1Tm 4.17). Paulo compreendeu perfeitamente o objetivo da educação cristã ao dizer: “Admoestando a todo homem e ensinando a todo homem em toda a sabedoria; para que apresentemos todo homem perfeito em Jesus Cristo” (Cl 1.28).

4.2 A educação do crente. O apóstolo Paulo afirmou: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra” (2Tm 3.16,17). Pressupõe-se ensino ou doutrina (o que é certo); repreensão (o que não é certo); correção (como se tornar certo); educação na justiça (como permanecer certo). Essa passagem pode ser entendida da seguinte forma: A Escritura é útil para o ensino como fonte positiva de doutrina cristã; para repreensão, para refutar o erro e para repreender o pecado; para a correção, convencendo os maus orientados dos seus erros e colocando-os no caminho certo outra vez; e para a educação na justiça, através da educação construtiva na vida cristã (WIERSBE, vl. 2, p. 328).

4.3 A preparação para o serviço cristão. Um dos grandes propósitos da educação cristã, é habilitar o crente para o serviço do Reino de Deus: “para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído (ensinado) para toda boa obra” (2Tm 3.17). Duas palavras neste versículo são especialmente importantes: perfeito e instruído. O termo traduzido por “perfeito” significa: “completo, em boa forma ou bom estado”. Não sugere, de modo algum, uma perfeição impecável, antes, implica a adequação para o uso. O adjetivo “instruído” tem um significado parecido: “preparado para o serviço”, ou seja, a Palavra de Deus equipa e capacita o cristão para que viva de maneira agradável a Deus e realize a obra da qual Deus o incumbiu (2Tm 2.15). O objetivo da educação cristã, não é apenas compreender as doutrinas nem ser capaz de defender a fé, por mais importantes que essas coisas sejam, o objetivo maior é equipar o cristão que lê e pratica a Bíblia a realizar a obra de Deus (WIERSBE, 2007, vl. 2, p. 328 – acréscimo nosso).

CONCLUSÃO

A educação cristã tem como a sua base a Palavra de Deus, e todos quantos querem ter sua vida moldada, pelos princípios que Cristo nos deixou, precisa nutrir a leitura e o estudo da Bíblia diariamente e vivendo de acordo com a vontade de Deus.

REFERÊNCIAS

• ANDRADE, Claudionor, Corrêa de. Dicionário Teológico. CPAD.

• ANDRADE, Claudionor, Corrêa de. Teologia da Educação Cristã. CPAD.

• CABRAL. Arézia, L. Educação Cristã: Vivendo bem com Deus e com o Próximo. EETAD.

• WIERSBE. W., Warren. Comentário Bíblico Expositivo do Novo Testamento. Vol. 2. GEOGRÁFICA.

Fonte: http://portal.rbc1.com.br/licoes-biblicas/index/ Acesso em 20 mar. 2022

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Lidiane Santos

Correspondente pela sede desde 2013. Formada em serviço social e especialista em gestão pública municipal. Professora da Escola Bíblica Dominical.