“E, Paulo tendo escolhido a Silas, partiu, encomendado pelos irmãos à graça de Deus. E passou pela Siria e Cilicia, confirmando as igrejas.” (At 15.40-41)
Verdade Prática
O discipulado cristão forma discípulos de Cristo para que o imitem de forma que Deus seja glorificado na sociedade.
LEITURA DIÁRIA
Segunda – Mt 28.19-20 O discipulado é uma ordem do Senhor Terça – At 2.14-41 A pregação como ponto de partida
Quarta – At 2.42-47 O discipulado como formação na Igreja Primitiva Quinta – Fp 4.8-9 O discipulado nos faz pensar nas coisas mais elevadas Sexta – Cl 3.21 O discipulado nos faz buscar as coisas que são de cima Sábado – 1Co 10.31 Discipulados a fim de viver para glória de Deus
42- E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.
43- E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.
44- Todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.
45- Vendiam suas propriedades e fazendas e repartiam com todos, segundo cada um tinha necessidade.
46- E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,
47- Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.
Atos 20
1- Depois que cessou o alvoroço, Paulo chamou a si os discípulos e, abraçando-os, saiu para a macedônia.
2- E, havendo andado por aquelas terras, exortando-os com muitas palavras, veio à Grécia.
3- Passando ali três meses, e sendo-lhe pelos judeus postas ciladas, como tivesse de navegar para a Síria, determinou voltar pela macedônia.
4- E acompanhou-o, até à Ásia, Sópater, de Beréia, e, dos de Tessalônica, Aristarco, e Segundo, e Gaio de Derbe, e Timóteo, e, dos da Ásia, Tíquico e Trófimo.
HINOS SUGERIDOS: 15, 391, 465 da Harpa Cristã
OBJETIVO GERAL
Revelar a missão integral da Igreja no Discipulado: pregar e ensinar.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.
I- Relacionar o apóstolo Paulo com o discipulado bíblico; Il- Salientar a integralidade da missão no Discipulado: pregar e ensinar; III- Ponderar o discipulado com pessoas de outras culturas.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Esta lição revela a importância de a igreja conjugar com equilíbrio pregação evangelística com o ensino cristão. Este forma enquanto aquela chama. O pastor Antônio Gilberto, saudoso mestre das Assembleias de Deus no Brasil, sempre ponderou a respeito de ensinar sistematicamente a Bíblia para a igreja local. O melhor espaço para isso é a Escola Dominical. Nesse espaço, ensinamos os que foram chamados pela pregação do Evangelho. O ministério do apóstolo Paulo revela essa integralidade da missão: pregação da Palavra e ensino formativo. O apóstolo pregava o Evangelho e, também, discipulava, ensinava o povo de Deus a guardar os mandamentos do Senhor.