EBD | Classe Adulto – Lição 2 – A Mordomia do Corpo
Fonte: Portal da Escola Dominical
3º Trimestre de 2019
ESBOÇO GERAL
I – A DIMENSÃO MATERIAL DO CORPO
II – A DIMENSÃO ESPIRITUAL DO CORPO
III – O CULTO RACIONAL E A MORDOMIA DO CORPO
Elinaldo Renovato
O ser humano, de acordo com a Palavra de Deus, constitui-se de uma tricotomia: espírito, alma e corpo (1 Ts 5.23). O corpo não é, como muitos fanáticos entendem, algo que não tem valor e deve ser destruído. Conforme o que a Bíblia revela, o corpo humano é uma maravilha criada por Deus. Na mordomia cristã, o corpo deve ser objeto de muito zelo e cuidado, tanto no seu aspecto material, quanto no espiritual, e isso por razões muito relevantes.
Primeiro, Deus formou a parte física do homem, o seu corpo, “do pó da terra”. Não com o barro, em estado bruto, ou “um boneco de barro”, como ensinam alguns obreiros de modo infantil. Deus, porém, manipulou os elementos químicos que se encontram no barro, ou na argila, formando, de modo sobrenatural, cada parte do corpo humano, combinando-os de maneira jamais compreendida pela mente humana. Hoje, a embriologia e o estudo da genética têm informações sobre a formação do ser humano no ventre da mãe a partir da união dos gametas masculino e feminino, porém jamais alcançou a formação do primeiro ser humano, que não foi gerado, mas criado por Deus. A forma como o Senhor combinou os aminoácidos, as proteínas, os sais minerais e as demais substâncias para compor o corpo humano é algo que transcende a qualquer especulação científica. Somente após a formação do corpo, Deus infundiu nele o “fôlego da vida”, a alma e o espírito, que constituem sua parte intangível.
Na visão tricotômica do ser humano, o corpo tem papel importantíssimo. É através dele que a alma comunica-se com o mundo exterior. É no rosto que aparecem as expressões de alegria, tristeza, ira, sono, calma, entusiasmo, rancor, mágoa e tantos outros sentimentos próprios da natureza humana. Diz a Bíblia: “[…] o rosto corresponde ao rosto, assim o coração do homem ao homem” (Pv 27.19). Graças à ciência, hoje podemos conhecer — melhor do que qualquer pessoa em tempos passados, inclusive na esfera do tempo em que a Bíblia foi escrita — a grandeza, a perfeição (relativa) e o maravilhoso funcionamento do corpo humano, como obra-prima das mãos de Deus, o Criador Maravilhoso e Absoluto de todas as coisas.
Davi exclamou diante da formação e desenvolvimento do corpo desde o ventre: “Eu te louvarei, porque de um modo terrível e tão maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe, e no teu livro todas estas coisas foram escritas, as quais iam sendo dia a dia formadas, quando nem ainda uma delas havia” (Sl 139.14-16).
Neste capítulo, estudaremos sobre a mordomia do corpo, destacando o seu valor espiritual, considerando informações sobre o corpo humano, para que sintamos melhor a grandeza da obra criadora de Deus quando fez o homem das substâncias que há no pó da terra e deu vida a ele, tornando-o sua imagem e semelhança, o que nos torna mais responsáveis perante o Criador pelo cuidado e zelo que devemos ter pelo nosso corpo, que é “templo do Espírito Santo” (1 Co 6.19).
Texto extraído da obra “Tempo, Bens e Talentos”, editada pela CPAD.
Lidiane Santos
Posts mais recentes por Lidiane Santos (Vê todos)
- SHALOM | Realizará culto em agradecimento - 22 de novembro de 2024
- USADRIL| Convida a todos para o culto em ações de graças - 20 de novembro de 2024
- UFADRIL | Realizará culto em ações de graças - 15 de novembro de 2024
- UMADRIL| Realiza culto em ação de graça - 6 de novembro de 2024
- INFANTIL| 10⁰Congresso Infantil marca tarde do feriado do Dia das Crianças na Assembleia de Deus em Rio Largo - 12 de outubro de 2024