CAMPO| Realiza noite de capacitação e treinamento para líderes

A igreja evangélica Assembleia de Deus em Rio Largo, que está na liderança geral do pastor Arnóbio Tavares, e sua esposa, irmã Antônia Soares, realizou na última quinta-feira (20), o primeiro encontro com os líderes do campo.

O presbítero Marcos Paulo iniciou o culto e o presbítero Carlos José louvou a Deus com os hinos da Harpa Cristã, em seguida os departamentos de damas, senhores e o Coral, além da cantora Eliã Santos louvaram ao Senhor. A leitura oficial da Palavra ficou na responsabilidade do pastor Felizardo Batista (São Paulo), que leu no livro de 1 Reis no capítulo 19 e o versículos do 1 ao 7.

O ministrante da noite foi o Pastor Jairo Texeira (São Miguel dos Campos – AL), que ministou e instruiu aos líderes sobre a depressão, ansiedade, automutilação e eutanásia, suas causas e como ajudar. Onde afirmou: “A depressão pode ser causada por perdas, perseguição, frustração e apreensão. A depressão pode ser causada pela perda do pai, da mãe, do irmão. A perseguição não é uma cara feia hoje e amanhã um abraço não, é perseguir mesmo, pisar no pescoço da pessoa. E essa perseguição pode levar a pessoa a depressão e posteriormente à morte. E de quem foi a culpa da morte? A pessoa que a perseguiu.”

A ansiedade tem vários sintomas, dentre eles são: Enxergar perigo em tudo; Assaltar a geladeira; Descontar a preocupação nos docinhos; Alterações no sono; Ficar à beira de um ataque de nervos; Perfeccionismo e entre outros. As estratégias para controlar a ansiedade são muitas, dentre as quais pode-se citar: Sessões de Psicoterapia; Praticar atividade física; Ouvir música; Lançar sobre Deus toda a ansiedade e entre outros.

Automutilação pode ser causada durante a adolescência e por conta de conflitos, problemas familiares. Eutanásia (nos países legalizados), é quando uma pessoa, por exemplo, tem 70 anos e não quer mais viver após os 70 ele vai a uma das várias clínicas e solicita o dia em que será injetado em sua veia uma substância que irá levá-lo a morte. “Deve haver acompanhamento dos pais com os filhos, observar os comportamentos e se há algo de anormal. Marido, observe sua esposa; esposa, observe seu marido. Veja os comportamentos, se há algo fora do comum. Doe um pouco do seu tempo para ouvir o outro; permita que ele fale livremente; não faça comparações; acolha o outro que sofre; não ofereça soluções prontas.” Afirmou o palestrante.

Ao fim da ministração, o pastor Jairo Texeira orou para que Deus dê sabedoria a cada um dos presente para saber ajudar os que precisam. Após, o pastor Arnóbio despediu a igreja com a bênção apóstolica.

The following two tabs change content below.

Lívia Fernandes

Correspondente da Assembleia de Deus na congregação de Vila Marília desde 2018. Atualmente é correspondente na congregação em Asa dos Ventos desde 2023. Técnica em Química pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e atualmente cursando Nutrição na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professora da classe de Jovens na Escola Bíblica Dominical e Dirigente da Consagração de Jovens.