CASADRIL >> AÇÃO SOCIAL NA IGREJA: 1º MUTIRÃO DA CATARATA
Mutirão da Catarata
O objetivo da iniciativa, oferecida gratuitamente pelo Instituto da Visão com parceria com o SUS – Sistema único de Saúde é fazer uma triagem nos pacientes para diagnóstico da doença.
Um médico oftalmologista fez os exames durante todo o dia na Sede da Igreja Assembleia de Deus em Rio Largo no dia 26 de novembro de 2011 apartir das 09h00min. O projeto é uma iniciatva do SUS com o Casadril, na presidência do Dr. Anderson Góes.
Catarata não é exclusiva da terceira idade
Dificuldade em enxergar claramente, leitura comprometida e o simples ato de dirigir pode se tornar um perigo fatal. A catarata – doença que atinge diretamente os olhos é responsável por estes e mais sintomas além de estar presente na vida de boa parte da população mundial. Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, a Catarata atinge cerca de 46,2% da população do mundo com mais de 65 anos, o que representa hoje 160 milhões de pessoas. Até 2012 a estimativa é que mais 40 milhões serão vítimas da doença. No Brasil são dois milhões de pessoas e a cada ano surgem 120 mil novos casos.
Esses números mudam a cada dia e ganharam reforço em uma faixa etária que até pouco tempo não fazia muita diferença nas estatísticas. Segundo Cláudio Picosse, médico especialista do Centro Completo em Oftalmologia – HCO, em Uberlândia, crianças e adolescentes tem freqüentado regularmente consultórios oftalmológicos e diagnosticado a doença. “Temos observado que o número de crianças e adolescentes que tem procurado atendimento médico nestes casos tem aumentado consideravelmente. Isso é um alerta para que a população mais jovem cuide da sua saúde ocular para que no futuro próximo não seja atingida com patologias mais graves. A prevenção e o cuidado ainda são os melhores remédios”, diz.
Segundo Picosse, a principal causa do aumento do índice de catarata entre os jovens é o uso irregular e abusivo de colírios que tem corticóide na sua composição. O médico diz que o tratamento é a eliminação do agente casual. “Nos casos em que a catarata está interferindo na qualidade de visão, a melhor indicação é a cirurgia”, finaliza Cláudio Picosse.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Catarata e Implantes Intraoculares – SBCII, o número de jovens e crianças com doenças oculares aumentou e vem chamando a atenção, principalmente quando se trata de problemas mais graves, como glaucoma e catarata. Só no Brasil, são detectados 100 mil casos novos por ano.
Sobre a Catarata
Em uma definição simples, catarata é um embaçamento do cristalino do olho. O cristalino, localizado exatamente atrás da íris, ou a parte colorida de seus olhos, funciona como a lente de uma câmera. Ele recebe as imagens, e, daí, focaliza a luz, as cores e as formas sobre a retina – o transmissor localizado no fundo do olho que envia as imagens para o cérebro.
O cristalino humano, pode se tornar embaçado – tão embaçado que a luz e as imagens não conseguem atingir a retina. Ferimentos no olho, algumas doenças, ou até mesmo alguns medicamentos podem causar esse embaçamento. Mas, em mais de 90% dos casos, o embaçamento é causado pelo processo natural de envelhecimento do cristalino.
Posts mais recentes por Aline Lima (Vê todos)
- Homenagem aos aniversariantes de Maio - 30 de abril de 2024
- INFANTIL | Anuncia aula de música para as crianças - 29 de fevereiro de 2024
- IMPACTA JOVEM 2023 | Programação para abertura do evento - 5 de abril de 2023
- INFANTIL | Plano de leitura bíblica para as crianças no mês de Março - 15 de março de 2023
- INFANTIL | Anuncia tarde alegre evangelística com as crianças - 31 de janeiro de 2023