LOURENÇO| Celebra a primeira Santa Ceia do ano e se despede do dirigente e família.

A igreja Assembleia de Deus em Rio Largo na congregação em Lourenço de Albuquerque realizou a primeira ceia do Senhor, e na oportunidade também se despediu do presbítero Liniker Santana e sua esposa Jaqueline Santana e família.

Foi uma noite de festa e também de um sentimento de saudades. A igreja estava feliz por fazer parte do corpo de Cristo, celebrando a morte e ressurreição do nosso Senhor e Salvador Jesus. Mas, também os membros estavam com um sentimento de saudades, pois aquela seria a noite de despedida do presbítero Liniker Santana, um dirigente verdadeiramente homem de Deus, que deixou muitos ensinamentos para a congregação. Existia uma comoção nos gestos, no falar e no olhar de cada irmão. Para começar o culto, o hino da harpa entoado pelo Moderador do culto Pb. Renivan Pessoa foi um convite para a igreja intitulado (Vem cear – 301)

O departamento dos novos convertidos (Shalom),engrandeceram o nome de Jesus, com o hino (Adorarei). Em seguida o departamento dos jovens (Umadril), entoaram o hino (Como Ovelha Muda), que fala da ressurreição de Cristo.
E para a noite ser completa assim como Jesus falou “ Deixai as crianças e não as impeçais de virem a mim, porque de tais é o reino dos céus”. (Mateus 19:14) Os pequeninos enalteceram o nome de Cristo, louvando o hino intitulado (Bem Mais Que Tudo).

A oportunidade para ler a palavra oficial ficou com o diácono Manoel Santos, que também dirige a sub- congregação em Riachão, onde ele leu:
“Então foi Jesus com ele a um lugar chamado Getsêmani, e disse aos discípulos: Sentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar.
E levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se.
Então lhes disse: A minha alma está triste até a morte; ficai aqui e vigiai comigo.
E adiantando-se um pouco, prostou-se com o rosto em terra e orou, dizendo: Meu Pai, se é possível, passa de mim esse cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres”. (Mateus 26: 36-39)

Ao som do violão do Cantor Josuel Romeiro, com o hino (Se Isso Não For Amor) foi recolhida as santas ofertas. A igreja canta e oferta com alegria para a obra do a Senhor.

O presbítero Renivan Pessoa, moderador da noite, lembrou a igreja que “Devemos lembrar todos dias que lá no calvário, ele morreu em nosso lugar, para que hoje nós pudéssemos estar louvando e engrandecendo o nome dele”. Logo em seguida passou a oportunidade para os senhores (Usadril) também adorarem a Deus com um louvor que falou de um Deus que tem braços de ferro e que todo o universo é pequeno para ele. E a igreja se alegrou e glorificou o nome de Cristo, com glórias e aleluias. Também glorificaram a Deus através do louvor, o vocal feminino (As adoradoras) formado pelas irmãs Clicia, Michelly, Sarah, Dijanira e Neylla. O vocal de jovens (El shamah) também louvou ao Senhor.

O Pastor Liniker Santana, em seu último ensinamento como dirigente em Lourenço, trouxe uma reflexão para a igreja lendo:
“E aconteceu que, indo ele a Jerusalém, passou pelo meio de Samaria e da Galiléia;
E, entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de longe;
E levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós.
E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos.
E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz;
E caiu aos seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano.
E, respondendo Jesus, disse: Não foram dez os limpos? E onde estão os nove?
Não houve quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro?
E disse-lhe: Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou.” Lucas 17: 11-19

Reflexão com o Tema: “Ecos de um Coração Grato.”

Ecos é a repetição de um som que vibra devido às reflexões das ondas. Ele faz com que as pessoas escutem depois de alguns segundos, um som feito anteriormente.

Uma das histórias mais singulares dos evangelhos, que é a cura dos dez leprosos, é um milagre incrível primeiro porque a lepra era uma doença sem cura na época de Jesus. Para a medicina era uma doença que colocava o sujeito o leproso como alguém que não podia viver com os demais da sociedade, e, além disso, sofria todo o preconceito que você pode imaginar.
Porque o leproso além de ser doente e não poder trabalhar e produzir quase sempre ele era pobre, era desprovido de condições mínimas para garantir a sua qualidade de vida. Então eram pessoas que viviam à margem da sociedade, tanto pela doença que a lei de Moisés exigia por ser altamente contagiosa, que ficassem fora do convívio social.
E também por conta de não serem capazes de contribuir do ponto de vista do trabalho e os colocavam como pessoas sem valor produtivo na sociedade.

Então esse milagre se reveste de grandeza porque Jesus, ele se aproximou dessas pessoas, foi de encontro da visão dominante entre os judeus e sua época. Pois, os Judeus na época de Jesus eram muito legalistas. O que é uma pessoa legalista? É uma pessoa que quer cumprir a lei de maneira superficial, ela quer cumprir mais ela não, quer viver a essência da lei, ela acredita que guarda os mandamentos ainda que com um coração travado com sentimentos que não agradam a Deus, mesmo assim está fazendo a vontade de Deus.

Muitos religiosos daquela época acreditavam que bastava cumprir aquela cartilha prevista no livro de Deuteronômio e Êxodo, e já se alcançava a salvação. Mas não era bem assim, Jesus trouxe uma releitura do evangelho. Que passou a exigir daqueles que diziam ser amantes de Deus, que não só cumprisse o que a lei exigia, mas vivesse a essência da lei.

O amor teria que ser o combustível para esse viver. Então quando Jesus se aproximou daqueles homens, estava sendo contra a tendência dos legalistas. Por isso e outros casos Jesus era rejeitado por eles, pois os legalistas eram os religiosos do alto escalão, eram sacerdotes, fariseus, homens de envergaduras intelectuais. Com tudo isso o que Jesus fez foi mostrar como seria o comportamento de um coração grato. 10 leprosos foram curados, mais só 1 voltou para agradecer, só 1 reconheceu o que Jesus fez por ele, a gratidão ecoou no coração daquele samaritano, ele voltou, louvou a Deus, se prostrou e o adorou, e isso mostra a sua gratidão pela cura recebida.

A igreja ouviu a reflexão já com um sentimento de saudades do nosso amado pastor Liniker Santana. Antes da Celebração da Santa Ceia foi feita as homenagens ao dirigente e família pela sua passagem na congregação, um representante de cada departamento fez a sua homenagem e agradeceu ao presbítero pelos cuidados, pelos ensinamentos que ele nos deu. Foi um ano e cinco meses, ouvindo os conselhos do nosso amado dirigente local, através de suas pregações.

Após as homenagens, foi feita a consagração do pão e do vinho, e todos gratos a Deus por mais um mês vencido Ceiram e se alegraram na presença do senhor. No termino do culto o presbítero despediu a igreja com a benção apostólica.

The following two tabs change content below.

Carlos Iran

Correspondente na Assembleia de Deus em Lourenço de Albuquerque loans