EBD | Lição 5 – Ética Cristã, pena de morte e eutanásia

Fonte: Portal EBD

PONTO CENTRAL
A vida humana é sagrada.

ESBOÇO GERAL DA LIÇÃO
Introdução
I – A Pena de Morte nas Escrituras
II – Eutanásia: Conceitos e Implicações
III – A Vida Humana pertence a Deus
Conclusão

OBJETIVO GERAL
Estabelecer a perspectiva doutrinária da sacralidade da vida.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
I. Mostrar a perspectiva bíblica acerca da pena de morte;
II. Expor o conceito e as implicações éticas da eutanásia;
III. Conscientizar sobre o aspecto sacro da vida.

 

SOBRE A EUTANÁSIA

Claudionor de Andrade

No campo da bioética, há duas perguntas de vital importância. A primeira diz respeito à legalização do aborto: “Quando começa a pessoa humana?” A segunda concerne à descriminalização da eutanásia: “Quando termina essa mesma pessoa?”

[…] Os dicionários definem a morte como cessação definitiva da vida. O fim da existência humana, porém, não cabe numa definição tão simplista. No campo da ética, somos constrangidos a lidar com uma questão intrigante e perturbadora: Será que a pessoa encerra-se apenas quando seus sinais vitais já não são percebidos?

A questão é complexa. Os dilemas éticos daí decorrentes obrigam-nos a constatar a falência encefálica de um enfermo antes mesmo da cardíaca. E isso nem sempre é fácil, pois é possível que, num corpo que mecanicamente vive, já não exista a pessoa que o possuía.

[…] Sem alma, o nosso corpo nada é. Ele não tem movimento, nem expressão. Hoje, porém, as novas tecnologias são capazes de prolongar os batimentos cardíacos mesmo em um corpo sem alma. Mas, como saber o instante preciso em que a alma deixa o corpo? Ainda não foi criado um protocolo capaz de constatar o momento exato do desenlace entre os componentes material e espiritual do ser humano. Todavia, o enfermo terminal não deve ser levianamente descartado e o crônico não poder ser ignorado. Neste ínterim, o médico é constrangido a tomar decisões num terreno em que a fronteira entre a vida e a morte é imperceptível. Por isso, oro para que os profissionais de saúde não desperdicem vida alguma. Oro também, para que muitas vidas sejam salvas através do transplante de órgãos, porque isso também é praticar o amor cristão.

(Texto extraído da obra “As Novas Fronteiras da Ética Cristã”, editora CPAD)

Veja mais AQUI

The following two tabs change content below.

Lidiane Santos

Correspondente pela sede desde 2013. Formada em serviço social e especialista em gestão pública municipal. Professora da Escola Bíblica Dominical.