EBD | Final Feliz

Fonte: CPAD

OBJETIVO: Enfatizar que ser fiel a Deus produz uma vida de vitórias em meio às tribulações e sua Palavra se cumpre em nós.

PONTO CENTRAL: A fidelidade a Deus produz uma vida de vitórias.

MEMÓRIA EM AÇÃO: “Pois sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus […]” (Rm 8.28)

Querido professor, chegamos ao final de mais um trimestre. Assim como viemos recapitulando os fatos das lições anteriores ao longo deste período, é importante relembrarmos também momentos marcantes que vivenciamos no âmbito pessoal, a fim de consolidarmos o aprendizado extraído das experiências vivenciadas e reforçar a gratidão por cada uma delas.

Esta 13ª lição aborda o final feliz que Deus providenciou ao seu fiel servo José. Então, após a explanação da história, enfatize que todas as nossas ações são como sementes, que plantamos e lá na frente colheremos os seus frutos. Se forem atitudes de obediência a Deus, o que nos virá serão frutos deliciosos, mas se, contudo, forem atos de desobediência, o que colheremos serão frutos mais amargos que jiló! Leia com a turma a passagem de Gálatas 6.7-9:

“Não se enganem: ninguém zomba de Deus. O que uma pessoa plantar, é isso mesmo que colherá. Se plantar no terreno da sua natureza humana (atitudes erradas), desse terreno colherá a morte. Porém, se plantar no terreno do Espírito de Deus, desse terreno colherá a vida eterna. Não nos cansemos de fazer o bem. Pois, se não desanimarmos, chegará o tempo certo em que faremos a colheita”.

Para ilustrar esta verdade, providencie: um galho pequeno de uma árvore (natural ou artificial); vaso e pedras para a base; cartolina; Lã verde ou barbante e canetinhas hidrocor. Distribua a cartolina recortada em forma de folhas e frutos (exemplos nas figuras abaixo). Cada criança poderá enfeitar um lado como quiser (com o material que houver disponível) e no outro irá escrever algo que vivenciou neste trimestre em que foi fiel ao Senhor.

Enquanto distribui, explique que José teve um final feliz porque foi fiel ao Senhor; plantou boas sementes ao fazer o que era certo, mesmo nos momento mais difíceis. Pergunte a seus alunos se eles recordam de situações em que conseguiram ser fiéis a Deus e agir corretamente: vencido a tentação de fazer algo errado; orado por quem lhes fez algum mal; terem perdoado pessoas que lhe entristeceram, ajudado um amigo, etc. Ajude-os dando sugestões, de acordo com os objetivos propostos nas lições anteriores. Peça que cada aluno escreva no fruto e folha recebidos ao menos um destes exemplos. Faça um furinho no topo do desenho e deixe que as crianças amarrem o barbante. À medida que falarem para toda turma, peça que pendurem seu exemplo, enfeitando a árvore com belos frutos e folhas.

Que Deus lhe capacite e abençoe! Boa aula!

Paula Renata Santos

Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD

The following two tabs change content below.

Lidiane Santos

Correspondente pela sede desde 2013. Formada em serviço social e especialista em gestão pública municipal. Professora da Escola Bíblica Dominical.