EBD | É Praga!

Fonte: CPAD

OBJETIVO: Que o aluno possa reconhecer ao Senhor como o único e verdadeiro Deus.

PONTO CENTRAL: Deus é o único Deus vivo e verdadeiro.

MEMÓRIA EM AÇÃO: “Eu, e somente eu, sou o Senhor, não há outro deus além de mim […]” (Is 45.5)

Querido(a) professor(a), nesta próxima aula ensinaremos à turma acerca das pragas que Deus enviou sobre o Egito a fim de livrar o seu povo da escravidão (Êx 7-11). Entretanto, tais feitos grandiosos tinham um propósito muito mais profundo. O Senhor escolheu não só libertar o povo hebreu, mas também se revelar a ele, como o único Deus, o Todo-Poderoso. Após tantos anos sob o julgo estrangeiro, os descendentes de Abraão, de Isaque e Jacó, em sua maioria, conheciam ao Senhor apenas de ouvir falar.

Acaso o Deus que enviou 10 pragas extraordinárias sobre toda uma nação, – controlando as águas, os animais, as pestes e até a morte –, não teria todo o poder para arrancar o seu povo do Egito com uma única palavra? Assim como feriu a todos os primogênitos egípcios, não poderia tê-lo feito a um só homem, Faraó? Contudo, seu propósito não era apenas presentear Israel com a liberdade, antes tinha para eles também uma dádiva sobremodo maior – conhecê-lO. O Senhor foi se revelando ao povo, esculpindo e firmando a sua fé ao longo de todo o processo; a cada miraculosa praga, mais e mais. Afinal, em sua onisciência, já sabia das provações do deserto iminente, em que estas experiências com Ele seriam extremamente necessárias.

Como esse Deus é tremendo! Ele sabe tudo o que precisamos e por isso traça o melhor percurso até o milagre, pelo qual clamamos. Talvez você hoje se encontre atravessando uma situação assim. Mas creia, o Senhor já está te respondendo, já está agindo no processo. As provações do caminho podem ser uma ótima escola, mas apenas para quem sabe ser aluno. Que nas suas, você escolha aprender, crescer em fé e intimidade com o Espírito Santo até alcançar as bênçãos pedidas.

“[…] nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência; e a paciência, a experiência; e a experiência, a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5.3-5).

Em sua revista, na sessão “Oficina Criativa”, sugerimos a confecção de um jogo da memória com as nove pragas mencionadas na lição. Abaixo você pode imprimir o molde e deixar as crianças colorirem as cartas, escrevendo nelas o nome e o número correspondente à ordem da praga. Conforme sugerido, permita que seus alunos brinquem um pouco com o jogo da memória, incentivando-os a dizer o nome da praga quando virarem o cartão. Desta forma, fixarão os ensinamentos transmitidos em classe.

O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula!

Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD

The following two tabs change content below.

Lidiane Santos

Correspondente pela sede desde 2013. Formada em serviço social e especialista em gestão pública municipal. Professora da Escola Bíblica Dominical.