EBD | Classe Juvenil – Lição 9 – Os apóstolos de Cristo

Fonte: Portal da Escola Dominical

2º Trimestre de 2019

“E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente, apóstolos, em segundo lugar, profetas, em terceiro, doutores, depois, milagres, depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas” (1 Co 12.28).

OBJETIVOS
Definir o que é a liderança apostólica;
Caracterizar o apóstolo como um líder na Igreja Primitiva;
Refletir sobre o ministério apostólico hoje.

ESBOÇO DA LIÇÃO
1. APÓSTOLOS, AQUELES QUE FORAM ENVIADOS POR CRISTO
2. VERDADEIROS APÓSTOLOS, PESSOAS DE SIMPLICIDADE E DESPRENDIMENTO
3. LIDERANÇA APOSTÓLICA, UM EXERCÍCIO DE FÉ E RESILIÊNCIA
4. LIDERANÇA APOSTÓLICA EM NOSSOS DIAS

Querido (a) professor (a), dando continuidade a nossa série de estudos sobre liderança, neste próximo domingo analisaremos com os juvenis em classe o dedicado exemplo de liderança dos apóstolos. O que podemos aprender e aplicar em nossos dias com a fé e resiliência da liderança deles?! O que caracteriza o apóstolo como um líder na igreja primitiva?! Existe ministério apostólico hoje? Essas e outras questões deverão ser levantadas e sanadas em aula. Você está preparado?!

Estude bem o tema; sua revista é muito rica em informações, subsídios, dinâmicas, etc. Entretanto, como sempre orientamos aqui, caso não saiba esclarecer com certeza alguma dúvida de seus alunos, seja honesto e comprometa-se a estudá-lo e dar uma explicação tão logo possível. A fim de compreendermos mais intimamente a liderança apostólica, vamos analisar o termo primeiramente em sua etimologia.

APOSTÓLICA, ERA A época que tem início a partir do Pentecostes (aprox. 30 d.C) até a morte do apóstolo João (aprox. 100 d.C) é aquela em que os apóstolos estavam exercendo a sua influência entre as igrejas.

[…] A vida da igreja foi marcada pela simplicidade, pureza e poder.

APOSTÓLICO Pertinente ou proveniente dos apóstolos. O termo é usado para designar os homens que eram companheiros dos apóstolos e aqueles patriarcas da igreja que foram contemporâneos aos apóstolos.[…]

No sentido eclesiástico, a sucessão apostólica se refere à pressuposta linha ininterrupta do ministério cristão, que é descendente dos apóstolos.  (PFEIFFER, Charles F., VOS Howard F., REA, John. Dicionário Bíblico Wycliffe. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, p.161)

O Senhor te abençoe e capacite. Boa aula!

Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Juvenis da CPAD

The following two tabs change content below.

Lidiane Santos

Correspondente pela sede desde 2013. Formada em serviço social e especialista em gestão pública municipal. Voluntária do Centro de Assistência Social da Assembleia de Deus em Rio Largo - Casadril.