EBD | A Decisão Crucial do Discípulo: Ouvir e Obedecer

Fonte: CPAD

INTRODUÇÃO
I – O HOMEM PRUDENTE QUE CONSTRUIU SUA VIDA EM UM TERRENO SEGURO
II –  O HOMEM INSENSATO QUE CONSTRUIU SUA VIDA SOBRE UM TERRENO INSEGURO
III – A RADICALIDADE DO ENSINAMENTO DE JESUS
CONCLUSÃO 

Prezado(a) professor(a), a Paz do Senhor!

Pela graça do Senhor Jesus Cristo, chegamos ao final de mais um trimestre. Estudamos a respeito de um dos sermões mais importante do Senhor Jesus — o Sermão do Monte. Com certeza os ensinos ajudaram você e seus alunos a crescerem na graça e no conhecimento do Pai. O Sermão do Monte é um código de ética para todos os súditos do Reino de Deus, por isso todo crente precisa conhecer e viver os ensinos do Mestre.

Não se esqueça que o objetivo principal da lição é: “Desafiar os alunos a decidir obedecer aos ensinamentos do Sermão do Monte”.

“Os construtores sábios e os construtores tolos (Mt 7.24-27)

Esta parábola é apresentada em paralelismo clássico: O sábio constrói sobre a rocha; o tolo constrói sobre a areia. A inundação e o temporal representam tempos difíceis e o julgamento do tempo do fim (note que o julgamento de Deus é descrito como uma inundação em Isaías 28.17; Ez 13.10-16). Aqui Jesus ressalta mais uma vez o comportamento: ‘Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha’ (v. 24). Fazer a justiça é parte indispensável da preparação para os tempos difíceis da vida e para o julgamento final. Pelo fato de sabermos que temos um Pai celestial interessado e perdoador, perdoamos os outros e nos interessamos pelos assuntos do Reino dos Céus. Temos consciência de que o Pai tem em mente os melhores interesses para conosco” (Comentário Bíblico Pentecostal. 4.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, p. 62).

“A Decisão Crucial do Discípulo: Ouvir e Praticar (Mt 7.24-29)

O não praticar o que o Mestre ensinou no Sermão do Monte não ficará sem resultado, pois levará à ruína. É imprescindível perceber que, a despeito de a Lei e os profetas serem importantes para Mateus, não são estes que farão com que o discípulo esteja firme, mas sim “estas minhas palavras”, ou seja, o ensinamento do Sermão do Monte que o Senhor acabou de proferir. A sua doutrina, o seu ensino, não era como o dos escribas e fariseus, pois a palavra deles era uma interpretação da Lei que apenas matava e inchava, causando dependência no povo. A doutrina de Jesus, diferentemente, veio para dar vida, e vida em abundância. Esta é a mensagem do Sermão do Monte. Qual será a nossa decisão: construir a casa sobre a rocha ou fundamentar-se na areia? Cada um tem de fazer a sua opção, pois a decisão é pessoal” (CARVALHO, César Moisés. O Sermão do Monte: A Justiça sob a Ótica de Jesus. 1 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, p. 137).

Telma Bueno
Editora responsável pela Revista Lições Bíblica Jovens

The following two tabs change content below.

Lidiane Santos

Correspondente pela sede desde 2013. Formada em serviço social e especialista em gestão pública municipal. Professora da Escola Bíblica Dominical.