DIA DA BÍBLIA | Segundo domingo de dezembro é celebado o dia da Bíblia

A Assembleia de Deus em Rio Largo, na liderança do pastor Arnóbio Tavares, homenageia e convida a conhecer um pouco mais sobre a Bíblia. Que é considerada o mapa da vida, que foi enviado por Deus para que possamos viver na certeza de que tudo foi criado por nosso Deus o criador do universo.

HISTÓRIA DO DIA DA BÍBLIA

Celebrado no segundo domingo de dezembro, o Dia da Bíblia foi criado em 1549, na Grã-Bretanha pelo Bispo Cranmer, que incluiu a data no livro de orações do Rei Eduardo VI. O Dia da Bíblia é um dia especial, e foi criado para que a população intercedesse em favor da leitura da Bíblia. No Brasil a data começou a ser celebrada em 1850, quando chegaram da Europa e EUA os primeiros missionários evangélicos. Porém, a primeira manifestação pública aconteceu quando foi fundada a Sociedade Bíblica do Brasil, em 1948, no Monumento do Ipiranga, em São Paulo (SP).
E, graças ao trabalho de divulgação das Escrituras Sagradas, desempenhado pela entidade, o Dia da Bíblia passou a ser comemorado não só no segundo domingo de dezembro, mas também ao longo de todas as semanas que antecede a data. Desde dezembro de 2001, essa comemoração tão especial passou a integrar o calendário oficial do país, graças à Lei Federal 10.335, que instituiu a celebração do Dia da Bíblia em todo o território nacional.

Hoje, as celebrações se intensificaram e diversificaram. Realização de cultos, carreatas, shows, maratonas de leitura bíblica, exposições bíblicas, construção de monumentos à Bíblia e distribuição maciça de Escrituras são algumas das formas que os cristãos encontraram de agradecer a Deus por esse alimento para a vida.

AS DIVISÕES DA BÍBLIA

“Bíblia” é uma palavra que não aparece na Bíblia. Ela vem do termo grego biblos/biblion, por causa da cidade fenícia de Biblos, um importante centro produtor de rolos de papiro usados para fazer livros. Com o tempo, a palavra biblos passou a significar “livro”. Biblia é a forma plural (“livros”). A Bíblia, na verdade, é uma coleção de livros. Ela também é conhecida simplesmente como “o Livro”, “o Livro dos Livros”, “o Livro Sagrado”.

ANTIGO TESTAMENTO

O Antigo Testamento conta a história do povo de Israel. Essa história retrata a fé do povo no Deus de Israel e descreve a vida religiosa dos israelitas como povo de Deus. Os autores destes livros escreveram o que Deus fez por eles como povo e como eles deveriam adorá-lo e obedecer-lhe em resposta a seu amor. O quadro seguinte ensina graficamente como estão agrupados os livros que formam o Antigo Testamento.

A Lei: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio, Históricos, Josué, Juízes, Rute, 1Samuel, 2Samuel, 1Reis, 2Reis, 1Crônicas, 2Crônicas, Esdras, Neemias, Ester.

Poéticos e De Sabedoria: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cantares.

Profetas Maiores: Isaías, Jeremias, Lamentações de Jeremias, Ezequiel, Daniel.
Profetas Menores: Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias.

NOVO TESTAMENTO

Os livros do Novo Testamento foram escritos pelos discípulos de Jesus Cristo. Eles queriam que outros ouvissem a respeito da nova vida que é possível através da morte e ressurreição de Jesus.
O quadro que segue mostra os diferentes grupos de livros que compõem o Novo Testamento. Embora os eruditos divirjam em suas opiniões, tradicionalmente se diz que o apóstolo Paulo escreveu as cartas a ele atribuídas.

Evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas, João.

Cartas Paulinas: Romanos, 1Coríntios, 2Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1Tessalonicenses, 2Tessalonicenses, 1Timóteo, 2Timóteo, Tito, Filemom.

Cartas Gerais: Hebreus, Tiago, 1Pedro, 2Pedro, 1João, 2João, 3João, Judas.
Histórico: Atos dos Apóstolos.

Profético: Apocalipse.

CURIOSIDADE BÍBLICA:

Quantos livros, capítulos e versículos há na Bíblia?

Velho Testamento                                                               Novo Testamento

                                                                                                                                      Total
Livros 39                                                                              27                                      66
Capítulos 929                                                                      260                                    1.189
Versículos 23.146                                                               7.957                                 31.103

Qual o maior capítulo da Bíblia?

R – O maior capítulo da Bíblia é o Salmo 119, com 176 versículos.

Qual o menor capítulo da Bíblia?

R – O menor capítulo da Bíblia é o Salmo 117, com 2 versículos apenas.

Qual é o menor versículo da Bíblia?

R – Isso varia conforme a versão. Na Almeida Revista e Corrigida, é Lucas capítulo 20 e o versículo 30. “E o segundo”na Revista e Atualizada, porém, Jó capítulo 3 e o versículo 2 tem apenas 7 letras: “Disse Jó:”.

Qual é o maior versículo da Bíblia?

R- O maior é Ester capítulo 8 e o versículo 9.

Quando a Bíblia foi dividida em capítulos e por quem?

R- A Bíblia Sagrada foi dividida em capítulos no século XIII (entre 1234 e 1242), pelo teólogo Stephen Langhton, então Bispo de Canterbury, na Inglaterra, e professor da Universidade de Paris, na França.

Fontes: http://www.diadabiblia.org.br/ 

http://www.sbb.org.br/interna.asp?areaID=69#ld

The following two tabs change content below.

Sérgio Gomes

Correspondente de Vila Nova Desde 14 de janeiro de 2018