EBD| As perguntas capciosas e a postura formadora do(a) professor(a) da EBD

As perguntas capciosas e a postura formadora do(a) professor(a) da EBD

                                                            Hélio Oliveira da SILVA

Agora, pois, filhos meus, ouvi-me atentamente, porquanto muito felizes serão os que guardarem os meus decretos!  Ouvi o meu ensino e sereis sábios, não rejeites a minha instrução.                                                                                                                                                               (Provérbios 8.32-33)

 

Introdução

Os dicionários apresentam algumas definições para o vocábulo “Capcioso” Todos convergem num mesmo sentido, ao afirmar que é uma palavra de origem latina  “captiosus”, cujo significado é direcionado aquele que ilude e engana, que faz uso de falácia. Esse termo era usada na Grécia Antiga pelos grandes pensadores, como Aristóteles e no Novo Testamento, quando o apóstolo dos gentios ao escrever, nas entrelinhas, aos irmãos que estavam em Corinto afirma:

Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando sofismas e toda a altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, levando cativo todo pensamento à obediência a Cristo”. (2 Co 10. 4-5)2

O indivíduo capcioso, naqueles dias, usava de sofismas na intenção de ludibriar o ouvinte. Proferiam argumentos falaciosos, com a finalidade de desencaminhar, arrebatando a muitos das verdades apresentadas por Paulo. Tal intento trazia alguns prejuízos à igreja de Cristo, pois promoviam as trevas, causando grandes estragos com argumentos com aparência de verdade.

 Nesse período, os sofistas ardilosos se revestiam de aparência cristã para lançarem a semente do mal e estes, causavam dissenções no seio das igrejas com falácias e perguntas capciosas, na intenção de desestabilizar os defensores da fé genuína, os apologistas cristãos, que tinha compromisso com o verdadeiro ensino de Jesus.

Nessa condição, por inferências, os capciosos iam aos estudos promovidos pelos pais da igreja, não para crescer no Senhor, mas para contestar, promovendo a divisão. Nos dias hodiernos não é diferente, pois alguns participam da EBD na intenção de constranger e “emparedar” o ministrante, motivo pelo qual tem causado problemas em algumas igrejas, quanto à sã doutrina.

“Uma pessoa com um comportamento capcioso tem a intenção maliciosa de confundir e enganar alguém, utilizando de astúcia, sedução e esperteza3”. Eles são conhecidos pelo estigma, por fazerem perguntas capciosas, retóricas, (cuja resposta o interrogador é conhecedor) ou seja,  questões com o intuito de arrancar informações de outras pessoas que possam ser comprometedoras e servir como motivo de confusão e desordem.

“O indivíduo de comportamento capcioso tem a capacidade de atrair os outros para intrigas, seduzir com a intenção de enganar, como um tipo de sofisma, onde procura induzir uma pessoa ao erro com ideias que parecem lógicas, mas que têm o objetivo de lograr4”.

“Portanto, todas as perguntas capciosas são maliciosas e têm o objetivo de confundir a pessoa que as ouve ou fazê-la revelar fatos comprometedores”. Nessa condição, o individuo com um comportamento capcioso é o contrário do ensino do mestre Jesus que nos ensina a sermos leais, honestos, íntegros, corretos. A EBD, no seu ensino com excelência, prima pela sã doutrina, logo, tem por finalidade disseminar a verdade absoluta, e que direcionam os alunos para o céu. Por fim, “Em Jesus Cristo temos uma outra forma de autoridade que provém do exemplo, do amor, da graça, da aceitação, da perfeição, do carácter, da personalidade, da identidade”.

Considerações finais

A participação efetiva dos estudantes em sala de aula é necessária à formação de um aluno crítico, por meio de perguntas que sanem suas dúvidas na conquista de meios para ser sal e luz. Logo, essa participação deve acontecer por meios éticos, respeitoso para se chegar ao crescimento, à maturidade cristã. Não obstante, quando o pensamento egoísta interfere no processo educativo os resultados são os piores possíveis.

Para estagnar esse problema e para por reordenamento no ensino, está a figura do professor, que compromissado com a Palavra de Deus, destrona os argumentos destorcidos, por meio da orientação do Espírito Santo, na condução de um aprendizado firme e eficaz.

Referências

2BIBLIA ON LINE. Disponível em: https://www.bibliaonline.com.br/acf/2co/10. Acesso em 14 de Ago. de 2019.

PINHEIRO, R. O argumento da autoridade na persuasão. Disponível em: em http://www.apologetica.pt/?page_id=220. Acesso em 14 de Ago. de 2019.

3Disponível em: https://www.significados.com.br/capcioso/. Acesso em 14 de Ago. de 2019.

4Disponível em: https://www.meusdicionarios.com.br/capcioso. Acesso em 14 de Ago. de 2019.

 

The following two tabs change content below.
Presbítero da Assembleia de Deus em Rio Largo, filósofo, professor de filosofia, pós-graduado em Ensino de Filosofia e blogueiro.